Senado aprova voto de pesar pela morte de Henrique Santillo
Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (26) requerimento de pesar pela morte do político goiano Henrique Santillo e o envio de condolências à sua família. A proposta foi apresentada pelos senadores Iris Rezende, Mauro Miranda e Maguito Vilela, todos integrantes da bancada do PMDB de Goiás. Ex-vereador e prefeito de Anápolis, deputado estadual e federal, senador e ministro da Saúde no governo Itamar Franco, Henrique Santillo estava ocupando a presidência do Tribunal de Contas de Goiás.
Ao defender a aprovação do requerimento, Iris Rezende registrou que na tarde da terça-feira dirigiu-se a Anápolis acompanhado por Maguito Vilela e Mauro Miranda com a intenção de fazer uma visita a Santillo, que estava internado no Hospital Evangélico da cidade. Ao chegar no aeroporto do município, foi informado que o ex-senador já tinha falecido. Os três senadores goianos permaneceram parte da noite prestando solidariedade à família enlutada.
Por sua vez, Maguito Vilela destacou que, antes de ingressar na política, Santillo foi um médico humanitário, dedicado às famílias mais carentes, e observou que o ex-senador foi um parlamentar brilhante e um governador austero do estado de Goiás. "Era extremamente honesto e nunca pesou contra ele uma acusação sequer que denegrisse sua vida pública", afirmou.
Já o senador Mauro Miranda disse que Henrique Santillo teve participação destacada na luta pelas reformas estruturais, sobretudo a agrária e a urbana. "Ele levou sua voz destemida a favor do seu povo e na trincheira para a reconquista da democracia", lembrou. Miranda acrescentou que o ex-senador falecido deixará como marca a conduta ética em todos os cargos que ocupou.
Em nome do seu partido e do Bloco Oposição, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também prestou suas homenagens, registrando que Henrique Santillo participou do PT no ano de fundação do partido, em 1980. "Sua vida dignificou o estado de Goiás e contribuiu significativamente para o progresso social do país", declarou. O presidente do Senado, Ramez Tebet, assinalou que Santillo sempre foi um homem público honrado e digno.
26/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado voto de pesar pela morte do ex-senador Henrique Santillo
Senado aprova voto de pesar pela morte de sindicalista do RJ
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELA MORTE DE PREFEITO
Senado aprova voto de pesar pela morte de empresário
Senado aprova voto de pesar pela morte de ex-prefeito de Maringá
Senado aprova voto de pesar pela morte de Norma Bengell