SENADO APROVOU NORMAS SOBRE SISTEMA DE RISCO DE CRÉDITO E TAXAS CARTORIAIS



O Plenário do Senado aprovou nesta semana normas dando segurança aos empréstimos bancários, disciplinando a fixação dos emolumentos dos cartórios e propiciando a criação de uma área de desenvolvimento na foz do rio São Francisco.

Foi enviado à Câmara o projeto que cria, no Banco Central, um Sistema de Risco de Crédito com informações que a Receita Federal e as instituições financeiras fornecerão sobre tomadores de empréstimo no mercado. O objetivo é reduzir o risco na liberação de crédito, impedindo a concessão de empréstimo a quem não tem condições de pagá-lo.

O Senado também decidiu que os Estados e o Distrito Federal fixarão o valor dos emolumentos pagos pelos atos notariais e de registro, devendo esses valores corresponder ao efetivo custo e remuneração dos serviços prestados. O texto, que vai a sanção presidencial, determina que, na fixação desses emolumentos, as unidades da federação levem em conta a natureza pública e o caráter social dos serviços notariais e de registro.

Também vai a deliberação da Câmara projeto dos senadores Maria do Carmo Alves (PFL-SE) e Renan Calheiros (PMDB-AL) que autoriza o Executivo a criar a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento e a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento da Foz do Velho Chico. O projeto regulamenta dispositivos constitucionais que tratam da formulação de planos regionais de desenvolvimento.

Foi aprovada ainda iniciativa autorizando brasileiros e estrangeiros a explorar bens submersos ou afundados no mar territorial brasileiro. Pronto para sanção presidencial, o projeto estabelece que quem fizer o resgate terá direito a receber até 40% do valor do bem retirado do fundo do mar. Os bens de valor histórico, artístico ou arqueológico ficarão em poder da União.

Na mesma semana, o Plenário homenageou o ex-ministro da Educação Gustavo Capanema e aprovou decretos legislativos autorizando ou renovando a concessão para o funcionamento de nove emissoras de rádio. Em outra deliberação, foi arquivado o requerimento com o qual o senador Jefferson Péres (PDT-AM) desejava trazer a plenário o general Alberto Cardoso, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O próprio parlamentar retirou o requerimento.

07/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADO SISTEMA DE RISCO DE CRÉDITO PARA O BANCO CENTRAL

CAE APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE RISCO DE CRÉDITO

Senado aprovou projetos que reformam sistema tributário e contribuem para novo pacto federativo

SENADO ENCERRA NA TERÇA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO

BC abre audiência pública sobre regulamentação do uso de sistemas internos de risco de crédito

SENADO APROVA REDUÇÃO EM DESPESAS CARTORIAIS PARA CASAS DE MUTIRÃO