Senado busca maior proximidade com o cidadão



Permitir a participação plena da sociedade na atividade legislativa é uma preocupação permanente do Senado Federal. Assim, o Senado busca manter canais que permitam ao cidadão interagir de fato com a Casa, informar-se a respeito de suas atividades e cobrar uma atuação em consonância com o desejo e o interesse popular.

Do outro lado, não falta disposição da população para participar. A Central de Relacionamento com o Cidadão do Senado Federal (Alô Senado) registrou em 2009 mais de um milhão de mensagens recebidas. Em funcionamento desde 2004, o Alô Senado presta informações e serviços à população e recebe mensagens e sugestões para serem encaminhadas a parlamentares e a outros setores da Casa.

Os contatos com o Alô Senado podem ser feitos por telefone (0800-61-2211), por mensagem eletrônica ([email protected]) ou pelo site do Senado (http://www.senado.gov.br/noticias/OpiniaoPublica). É possível até enviar sugestões de projeto de lei por meio de vídeos gravados pelo próprio cidadão.

Comunicação

A comunicação entre o Senado e o cidadão ganhou força nos anos 1990, com a criação de veículos que, desde então, levam informações em diferentes tipos de mídia a todos os cantos do país. Em 1995, nasceram a Agência Senado, para divulgar a atuação da Casa pela internet, que na época dava seus primeiros passos no país, e o Jornal do Senado, informativo impresso diário, hoje distribuído em áreas públicas e a assinantes cadastrados.

Com atividades iniciadas em 1996, a TV Senado foi a primeira emissora legislativa de alcance nacional. Hoje, pode ser sintonizada pela TV a cabo, antena parabólica, UHF e internet. A emissora não se restringe a temas específicos do cotidiano da casa legislativa, exibindo também programas sobre educação, cultura, economia, meio ambiente e questões internacionais.

A mesma proposta de levar informação diversificada ao cidadão move a Rádio Senado, no ar desde 1997, com notícias, utilidade pública e música. A programação da rádio é transmitida via FM, Ondas Curtas, sinal de TV e sinal digital de satélite. Também pode ser ouvida, na internet, ao vivo ou em arquivos de gravações.

Internet

Com cerca de 68 milhões de usuários no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a internet é uma ferramenta de importância crescente para a participação popular nas atividades do Poder Legislativo. O número representa 41,7% da população brasileira acima de 10 anos de idade, e grande parte desse público já busca informações sobre o Senado na rede.

O site da Agência Senado, que publica diariamente notícias e artigos acerca de votações, projetos e outros temas relacionados à atividade legislativa, recebeu 2,36 milhões de visitantes únicos e 19,23 milhões de acessos às suas páginas em 2009. A matéria "Aprovada PEC que prevê piso salarial para policiais civis e militares" - que foi ao ar em 2 de dezembro do ano passado - foi a mais acessada individualmente: 37.615 vezes.

Além de ser lido diretamente no site, o conteúdo da Agência Senado é reproduzido por outros veículos de comunicação, espalhados por todo o país, e por entidades representativas de grupos de interesse. Parte das notícias encontra-se disponível também em inglês e espanhol.

O interesse pelos assuntos em discussão no Senado reflete-se também nas enquetes mensais realizadas no site. Enfocando sempre projetos em tramitação na Casa, as enquetes atraem muitos participantes, registrando centenas de milhares de votos.

Convergência e mídias sociais

O reconhecimento do caráter democrático da internet também levou o Senado a lançar, em junho deste ano, o Portal de Notícias, que reúne os conteúdos produzidos pela Agência Senado, Jornal do Senado, TV Senado e Rádio Senado. Numa mesma página, o internauta tem acesso a textos, fotos, vídeos, áudios e infográficos sobre o que acontece no Senado, além de informações sobre as atividades executadas pelas Secretarias de Pesquisa e Opinião e de Relações Públicas.

A preocupação em manter uma relação mais próxima com o cidadão aproveitando os recursos da internet também incentivou o Senado a abrir diversos canais em redes sociais como o Twitter, o Facebook e o Flickr. A interação online se dá ainda por meio do Blog do Senado e de canais no serviço de vídeos YouTube.

De acordo com um levantamento realizado pelo especialista em redes sociais Manoel Fernandes, da consultoria Bites, somente nos últimos cinco meses o Senado Federal recebeu 112 mil citações no Twitter, o que demonstra o resultado positivo do esforço da Casa em ser mais transparente e conversar diretamente com as pessoas. O especialista identificou, ainda, 15 mil citações ao Senado em blogs no mês de agosto e a existência de 431 comunidades do Orkut dedicadas de alguma maneira à atuação da Casa.

Ouvir o cidadão

O cuidado com o interesse público implica uma necessidade de se conhecer as opiniões e preocupações da população. Para isso, o instituto DataSenado realiza periodicamente pesquisas qualitativas e quantitativas, ouvindo a população sobre assuntos em discussão dentro e fora do Senado Federal.

Pesquisa realizada pelo DataSenado em agosto, por exemplo, revelou que a maioria dos eleitores brasileiros não aceita a corrupção. Das 1.315 pessoas ouvidas, em 119 municípios do país, 86% disseram considerar a corrupção uma prática inaceitável, mesmo nos casos de políticos que fazem um governo considerado bom. Em relação à polêmica da Lei da Ficha Limpa, 88% afirmaram que não votariam num candidato condenado pela Justiça, ainda que não houvesse a vedação legal.

O DataSenado também mostrou que o brasileiro é um consumidor bastante consciente de seus direitos. De 1.176 pessoas consultadas em julho, 84% afirmaram já ter ouvido falar do Código de Defesa do Consumidor e 98%, do Procon. No caso de produtos que apresentam problemas, 88% disseram que vale a pena reclamar.

Conscientização

A importância da participação do cidadão ganha especial destaque neste momento de realização de eleições no país. Para reforçar essa ideia junto à população, o Senado lançou, em agosto, a campanha de conscientização "Você faz o Congresso Nacional". O objetivo é ressaltar o papel das eleições na democracia e lembrar que aos deputados e senadores que serão escolhidos em outubro caberá a responsabilidade de discutir e aprovar as leis brasileiras nos próximos anos.

Para ajudar na conscientização do eleitor, foram criados um filme publicitário, uma vinheta de rádio e material impresso. Todos esses conteúdos, além de banners para uso online, estão disponíveis na página da campanha. O Senado também colocou no ar um hot site para facilitar o acompanhamento das eleições. No endereço, estão reunidos notícias e informações úteis aos eleitores, além de material histórico sobre o Senado Federal.



16/09/2010

Agência Senado


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