Senado celebra convênio com STJ para entrega de Constituição a estudantes



Estudantes das 7ª e 8ª séries do Centro de Ensino Fundamental 4 de Ceilândia receberam nesta quinta-feira (16) do presidente do Senado, José Sarney, e do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, exemplares da Constituição Federal durante cerimônia realizada na sala de audiências da presidência do Senado. Trata-se da primeira edição da Carta Magna impressa com o Hino Nacional e o Hino da Bandeira.

Além de celebrar 10 anos dos projetos educativos Museu-Escola e Despertar Vocacional Jurídico, desenvolvidos pelo STJ, a solenidade representou também o início de um convênio entre as duas instituições para uma nova etapa, que consiste na impressão, por intermédio da Gráfica do Senado, de mil exemplares mensais da Constituição Federal, que serão distribuídos a alunos desses projetos.

- Agora, com esse novo instrumento, possibilitado pelo Senado, nós realmente vamos ampliar a nossa ação - disse o presidente do STJ, Ari Pargendler.

Após ouvir a execução do Hino Nacional cantado em coro pelos 45 estudantes da escola pública, Sarney ressaltou que o Hino brasileiro é uma canção de exaltação à paz e um símbolo da identidade nacional. Sarney avaliou, após a cerimônia, que os projetos de iniciativa do STJ e a inserção do Hino nessas edições da Constituição Federal contribuem para despertar a cidadania na juventude brasileira.

- No tempo que também estava no colégio, na idade deles, os cadernos tinham o Hino Nacional. Nós todos cantávamos o Hino Nacional. Agora, o STJ está reiniciando uma prática, que é uma prática que tem a maior importância cívica para a juventude brasileira - assinalou Sarney.

Segundo a professora do Centro Educacional, Eunice Rodrigues Silva, as iniciativas têm contribuído para uma maior aproximação dos alunos com a legislação.

- O conhecimento traz uma auto-estima melhor para esses alunos - assinalou.

A estudante Tainy de Cássia, da 7ª série do ensino fundamental, também destacou a importância da Constituição, que, segundo a aluna, "ajuda a conhecer melhor o Brasil".

- Temos que saber mais os nossos direitos e deveres - apontou após a solenidade.

Projetos

Criado em 2001, o projeto Museu-Escola leva alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio para conhecer as atividades e a história do STJ, documentada no Museu da Casa. Já o Projeto Despertar Vocacional Jurídico, criado em 2002, busca ajudar os jovens na definição da carreira profissional, bem como identificar potenciais estudantes de Direito.



16/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado celebra convênio com TCU para impressão e distribuição das publicações do tribunal

Senado firma convênio com IESB para concessão de estágio a estudantes

Site especial do Senado celebra 25 anos da Constituição

Senado celebra convênio de cooperação técnica com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais

SENADO ENTREGA CONSTITUIÇÃO DO CEARÁ EM BRAILE A DEFICIENTES VISUAIS DE FORTALEZA

Brasil vai selecionar estudantes de países em desenvolvimento para convênio de pós-graduação