Senado celebra Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial



Em resposta a requerimentos do senador Paulo Paim (PT-RS) e outros parlamentares, aprovados em Plenário nesta terça-feira (11), o Senado fará sessão especial no próximo dia 21 para lembrar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma referência ao Massacre de Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul. No dia 21 de março de 1960, durante uma manifestação pacífica, 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas atingidas pela polícia do regime de apartheid. À época, a população negra protestava contra o uso obrigatório de um cartão que indicava os locais onde era permitida a sua circulação.

No mesmo dia também serão comemorados no Senado os 30 anos do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), e os 70 anos de vida da sua presidente de honra, a atriz Zezé Motta; bem como o centenário de nascimento do político e ativista social Abdias do Nascimento, defensor da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil.



11/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Palmares celebra Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Mozarildo destaca Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Marina Silva registra Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial

Congresso celebra Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher

Dia Internacional contra a Discriminação Racial será comemorado com sessão especial

Congresso comemora Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher