Senado homenageia 'Folha de S.Paulo' em seus 90 anos de fundação
Em sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (14), o Senado celebrou o nonagésimo aniversário de fundação do jornal Folha de S.Paulo, de propriedade da família Frias. Primeiro orador, o presidente do Senado, José Sarney, disse que esse é um jornal feito "com papel, inteligência, equipe, coragem e modernidade e que vive sempre na sedução do futuro".
Para Sarney, nos seus 90 anos, a Folha de S. Paulo continua a exprimir a concepção que Octavio Frias, fundador do grupo, tinha do que deveria ser um grande jornal, constituindo um exemplo de jornalismo com lugar definitivo na história da imprensa brasileira.
Sarney disse ainda que a melhor maneira de celebrar esses 90 anos era lembrar Octavio Frias e transmitir a seus filhos - Otavio, Cristina e Luís - a homenagem da Casa.
Primeiro autor do requerimento para a realização da sessão, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse, em seu discurso, que os 90 anos de aniversário da Folha de S.Paulo representam muito mais que o sucesso de um grupo empresarial.
- Sua trajetória de lutas e conquistas é um monumento à liberdade de imprensa, que é patrimônio cívico de nossa geração. E essa saga da Folha é também exemplo, inspiração e ânimo para outros veículos de imprensa - afirmou Crivella.
Ao final da sessão, Otavio Frias Filho agradeceu as palavras recebidas, transferindo-as às equipes que ajudam a construir diariamente a Folha de S.Paulo.Antes de encerrar seu discurso, Otavio Frias disse querer reverter as homenagens dirigidas à sua família ao próprio Senado, que, se tem defeitos - reconheceu ele - é impossível desconhecer que a imprensa também os tem.
Discursaram ainda na homenagem os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Kátia Abreu (DEM-TO), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Simon (PMDB-RS), Alvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP), Wilson Santiago (PMDB-PB), José Agripino (DEM-RN) e Cícero Lucena (PSDB-PB).
Dirigida por Sarney, a Mesa da sessão especial foi composta pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Orestes Dalazen; pelos senadores Marcelo Crivella e Ricardo Ferraço; e pelos diretores da Folha, Otavio Frias Filho e Maria Cristina Frias.
14/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma homenageia Folha de S. Paulo pelos seus 80 anos
Senado homenageia TV Verdes Mares pelos seus 40 anos de fundação
Senado homenageia Partido Comunista do Brasil pelos seus 87 anos de fundação
Paulo Duque homenageia 'Jornal do Brasil' pelos seus 119 anos
Papaléo homenageia João Paulo II pelos seus 25 anos de pontificado
Senado homenageia Universidade de Fortaleza por seus 40 anos