Senado comemora 200 anos de criação dos Dragões da Independência



O Senado promove na terça-feira (20), às 10h, sessão especial para comemorar os 200 anos de criação dos Dragões da Independência, 1º Regimento de Cavalaria de Guardas criado na época colonial e até hoje responsável pela segurança do presidente da República.

Os Dragões da Independência foram criados no dia 13 de maio de 1808, por decreto de D. João VI, e usam até hoje o uniforme branco e vermelho - cores tradicionais da cavalaria desde a Idade Média - da Imperial Guarda de Honra de Dom Pedro I, idealizado pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. A unidade teve sua origem no 1º Regimento de Cavalaria do Exército, passando a ser chamada de Dragões da Independência em 1946. Em 1968, o regimento mudou-se do Rio de Janeiro para Brasília.

O senador Gim Argello (PTB-DF) é o autor do requerimento solicitando a realização da sessão, no qual destaca a participação desse regimento em importantes fatos históricos do país.

"A Guarda de Honra do Príncipe D. Pedro passou a integrar o imaginário de todo brasileiro pela força da representação histórica e artística do Grito do Ipiranga, quadro de Pedro Américo que retrata o momento da Independência do Brasil. Nele, destacam-se os cavaleiros da Guarda de Honra em saudação ao Imperador, às margens do Rio Ipiranga. O 1º Regimento de Cavalaria do Exército também esteve presente em outros fatos históricos importantes, como a Proclamação da República", diz o senador.

Gim Argello lembra que, atualmente, os Dragões da Independência são subordinados ao comando Militar do Planalto e, além de realizarem o cerimonial militar da Presidência da República, desempenham ainda a missão de proteger as residências oficiais do Presidente e do Vice-Presidente da República. Outra função dos cavaleiros, observa o senador, tem por objetivo servir à comunidade.

"Os Dragões desenvolvem, ainda, uma intensa atividade voltada para a comunidade, como a equoterapia, modalidade terapêutica voltada para a recuperação de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais, por meio de uma escolinha de equitação, aberta a crianças, jovens e adultos", informa.



14/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado comemora 200 anos dos Dragões da Independência

Exposição sobre 200 anos de criação dos Dragões da Independência é montada no Congresso

Senado vai homenagear Dragões da Independência

Senado presta homenagem aos Dragões da Independência

Senado presta homenagens aos Dragões da Independência e à Polícia Civil

Senado comemora 23 anos de criação da Constituição e criação de Amapá, Roraima e Tocantins