Senado comemora 200 anos dos Dragões da Independência



Em sessão especial realizada nesta terça-feira (20) para homenagear os 200 anos de criação dos Dragões da Independência, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, disse que a unidade, responsável pela guarda e segurança do Presidente da República, desempenhou importante papel nos principais momentos da história do Brasil, como a proclamação da República. Ele lembrou que o Regimento de Cavalaria de Guardas foi instituído por decreto de Dom João VI.

- O Regimento viveu ativamente momentos culminantes, como o da Independência do Brasil, quando da sua proclamação, em 7 de setembro de 1822. Naquela ocasião, esteve representado por componentes da Imperial Guarda de Honra do Príncipe dom Pedro, oriundos do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas - informou.

O senador Gim Argello (PTB-DF), autor do requerimento de homenagem, informou que Dom João VI criou o Regimento em 1808 no dia de seu próprio aniversário - 13 de maio. O senador ressaltou que importantes personagens brasileiros, como Joaquim José da silva Xavier - o Tiradentes, saíram das fileiras do 1º Regimento.

Argello lembrou ainda que os Dragões da Independência participam, a cada quatro anos, da posse do presidente da República eleito, bem como da recepção, na rampa do Congresso Nacional, de chefes de Estado estrangeiros. Os Dragões, que desde 1968 estão sediados em Brasília, ressaltou o senador, também prestam serviços à comunidade, como atividades deequitação e equoterapia.

O general-de-Exército Armando Luiz Malan de Paiva Chaves agradeceu ao presidente Garibaldi Alves pela homenagem aos militares dos Dragões da Independência. Ele disse estar emocionado com a acolhida da Casa e por ver o Plenário lotado com representantes dos Dragões, tantos os atuais como os que já passaram pela unidade e hoje convivem com o 1º Regimento por meio da prática de esportes ou de confraternizações.

A Cerimônia de homenagem foi aberta com o Hino Nacional e encerrada com a Canção dos Dragões da Independência, executados pelo 1º Regimento de Cavalaria de Guarda. Participaram do evento o comandante do Regimento, Odilson Sampaio Benzi; os generais-de-brigada Ernani Jorge Corrêa e Paulo Chagas; e o comandante militar do Planalto, general-de-divisão Américo Salvador de Oliveira.

Exposição

Até a próxima sexta-feira (23) estará em exibição no Espaço Senado Galeria objetos e documentos históricos do 1º Regimento da Cavalaria de Guarda do Exército, que passou a ser chamado de Dragões da Independência em 1946.

Estão em exibição cópia do ato de criação do 1º Regimento, bem como espadas, capacetes, livros históricos e bustos dos principais oficiais do Regimento desde o Império. Os visitantes também poderão conhecer um pouco da história dos Dragões da Independência por meio de vídeo produzido pela TV Senado e exibido durante a exposição. A mostra está aberta à visitação das 9h às 17h.

20/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado comemora 200 anos de criação dos Dragões da Independência

Exposição sobre 200 anos de criação dos Dragões da Independência é montada no Congresso

Senado vai homenagear Dragões da Independência

Senado presta homenagem aos Dragões da Independência

Senado presta homenagens aos Dragões da Independência e à Polícia Civil

Dragões da Independência participam da abertura dos trabalhos legislativos