Senado comemora 90 anos de criação da Organização Internacional do Trabalho



Os princípios que nortearam a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919, serviram de base para a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Carta das Nações Unidas. A afirmação foi feita pelo vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO),ao abrir sessão especial em comemoração aos 90 anos da entidade, realizada nesta quinta-feira (30).

Ao analisar o papel da OIT, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), autor do requerimento propondo a homenagem, disse que a criação da organização foi "a única coisa positiva" contida no tratado de Versalhes. Esse tratado foi o resultado da Conferência de Paz feita após a Primeira Guerra Mundial, a qual, na opinião de Mercadante, "acabou contribuindo para conduzir o mundo a uma nova grande guerra".

A liberdade de expressão e de associação foi um dos princípios que nortearam a criação da OIT destacados por Perillo e Mercadante. Já os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Adelmir Santana (DEM-DF) enfatizaram o papel da organização na defesa da melhoria das relações de trabalho.

Durante a sessão de homenagem, diversos parlamentares manifestaram preocupação com a situação dos trabalhadores frente à crise econômica mundial. O lema que norteou a criação da OIT - "A paz permanente somente pode ser alcançada se baseada na justiça social" - foi lembrado pelo senador Jefferson Praia (PDT-AM).

Mercadante afirmou que, em maio de 2006, o Brasil lançou a Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD), em atenção ao memorando de entendimento nesse sentido assinado em junho de 2003 pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo diretor-geral da OIT, Juan Somavia.

- A Agenda define três prioridades nacionais: a geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento; a erradicação do trabalho escravo e a eliminação do trabalho infantil, em especial em suas piores formas; e o fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática - declarou Mercadante.

A diretora da OIT em Brasília, Lais Wendel Abramo, participou da sessão ao lado do embaixador do Chile no Brasil, Alvaro Díaz Pérez; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lelio Bentes; e do procurador Geral do Ministério Público do TrabalhoOtávio Brito Lopes.



30/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado comemora 23 anos de criação da Constituição e criação de Amapá, Roraima e Tocantins

Collor comemora 80 anos de criação do Ministério do Trabalho e homenageia o avô, primeiro ministro da pasta

Senado comemora 80 anos de criação da OAB

Senado comemora 30 anos de criação do Diap

Senado comemora os 45 anos de criação do Ipea

Senado comemora os 35 anos de criação do Prodasen