Senado debate adesão da Venezuela ao Mercosul nesta quinta-feira



A adesão da Venezuela ao Mercosul será o tema da audiência pública que o Senado realiza nesta quinta-feira (16), a partir das 10h, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O protocolo de adesão já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, mas ainda não foi examinado no Senado. Foram convidados para a audiência os embaixadores Paulo Tarso Flecha de Lima, Rubens Barbosa e Sergio Amaral.

No Brasil, para que a adesão seja confirmada - ou não - pelo Congresso Nacional, ainda são necessárias as votações na CRE e, em seguida, no Plenário da Casa. No âmbito do Mercosul, o protocolo já foi ratificado pelos Parlamentos de Argentina, Uruguai e Venezuela - faltam, portanto, as confirmações de Brasil e Paraguai.

O texto que aprova o protocolo de adesão tramita no Senado desde o final do ano passado, sob a forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 430/08. Em março, a CRE designou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) para relatar a matéria.

Assinado em 4 de julho de 2006 pela Venezuela e pelos quatro países que compõem o bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), a adesão é motivo de polêmica no Senado, com parlamentares que defendem a entrada da Venezuela e os que são contra a medida (principalmente por criticar o presidente desse país, Hugo Chávez).



08/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE deve votar nesta quinta adesão da Venezuela ao Mercosul

Eleito presidente da CRE, Azeredo colocará em debate refúgio a Battisti e adesão de Venezuela ao Mercosul

Líder do PT confirma: Governo vai tentar votar adesão da Venezuela ao Mercosul nesta quarta

Rádio Senado debate ingresso da Venezuela no Mercosul

Rádio Senado debate ingresso da Venezuela no Mercosul

Adesão da Venezuela ao Mercosul aguarda votação em Plenário