Senado destaca o significado da Justiça do Trabalho no desenvolvimento do Brasil



Em sessão especial, o Senado celebrou, na manhã desta segunda-feira (23), os 70 anos de criação da Justiça do Trabalho no Brasil. A sessão foi marcada por discursos sobre o significado das leis trabalhistas e sua importância na pacificação das relações entre empregados e patrões.

VEJA MAIS

Patrocinadores dessa sessão, os senadores José Pimentel (PT-CE) e Eunício Oliveira (PMDB-CE) defenderam, como a maioria dos oradores, a aprovação de normas trabalhistas capazes de levar o Brasil a avançar mais na garantia do bem-estar dos trabalhadores e na redução de ilegalidades como trabalho escravo e trabalho infantil.

José Pimentel disse que os 70 anos de criação da Justiça do Trabalho mostram que as leis promulgadas naquele contexto histórico, em que o Brasil começava a se industrializar, foram fundamentais para o crescimento da economia nacional, para a melhoria das relações entre capital e trabalho e para a consolidação do Estado democrático de direito.

Eunício Oliveira, por sua vez, disse que desde seu primeiro mandato de deputado federal apoiou a redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais. Depois de lembrar que, no Brasil, as conquistas trabalhistas foram precedidas de intensas lutas sociais, Eunício ressaltou que corrigir as deficiências que ainda perduram na legislação brasileira é papel inarredável do Parlamento.

Discursaram também na sessão os senadores Ana Amélia (PP-RS) e Marcelo Crivella (PRB-RJ), o deputado Paes Landim e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen.



23/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


(Flash) - Duplicação da Imigrantes tem significado estratégico para o desenvolvimento do Estado

Presidente do TST destaca papel da Justiça do Trabalho na preservação da paz social

Jucá destaca ações do Banco do Brasil em apoio ao desenvolvimento nacional

Senado atualiza custas da Justiça do Trabalho

Senado aprova criação de cargos na Justiça do Trabalho

Senado aprova contas do DF e da Justiça Militar e do Trabalho