Senado deverá votar pedido de explicações sobre empréstimo ao PT



O Plenário deverá se pronunciar na próxima semana a respeito do requerimento do senador Almeida Lima (PDT-SE), que pede ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, informações a respeito do empréstimo que o Banco do Brasil concedeu ao Partido dos Trabalhadores, no valor de R$ 21 milhões, para a compra de 5 mil computadores e acessórios destinados aos diretórios do partido.

"Somente com a disponibilização de todas as informações relevantes sobre este assunto para a opinião pública o governo federal poderá demonstrar que os recursos geridos pelo Banco do Brasil, entidade supervisionada pelo Ministério da Fazenda, estão sendo aplicados corretamente, em prol do conjunto da sociedade", justifica Almeida Lima.

Na opinião do senador por Sergipe, o assunto merece uma cuidadosa avaliação do Congresso sobretudo pelo risco de que uma agremiação política, no caso o PT, partido do presidente da República, esteja obtendo benefícios não estendidos às demais siglas partidárias. Almeida Lima diz que se isto ficar comprovado, estará contrariado o princípio da impessoalidade que deve nortear o relacionamento das instituições financeiras federais com os agentes políticos.

Apresentado em março deste ano, o requerimento de Almeida Lima foi analisado, primeiro, pela Mesa do Senado. Todos os integrantes acompanharam o parecer do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), quando este sugeriu que a matéria fosse encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Na CCJ foi aprovado parecer do relator, senador Demostenes Torres (PFL-GO), pela constitucionalidade, juridicidade, mérito e pertinência dos fundamentos da solicitação de Almeida Lima.

> Plenário analisará projeto que modifica destinação de recursos a bacias hidrográficas

> Padronização do vinho brasileiro a regras do Mercosul na pauta do Plenário

> Projeto modifica a lei que regulamenta a profissão de jornalista



30/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ pode votar pedido de informações sobre empréstimo do BNDES ao Grupo Rede

CAE deverá votar empréstimo de US$ 700 milhões para a Bahia

Kátia Abreu pede explicações sobre pedido de investigação do Senar

Suplicy quer explicações sobre empréstimo do BNDES à Citrosuco

SUPLICY ANUNCIA PEDIDO DE EXPLICAÇÕES SOBRE CRÉDITO DO BNDES PARA EMPRESAS

Simon: explicações da Procuradoria sobre empréstimo para o Rio Grande do Sul são um "deboche"