Simon: explicações da Procuradoria sobre empréstimo para o Rio Grande do Sul são um "deboche"
O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que aguarda, para leitura em Plenário ainda hoje, o envio de mensagem do Executivo ao Senado autorizando empréstimo do Banco Mundial, no valor de US$ 1,1 bilhão, para o Rio Grande do Sul, afirmou que o email encaminhado pela procuradora-geral adjunta substituta da Fazenda Nacional Liana Veloso é um "deboche" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para com o estado. Simon rasgou a cópia do email durante discurso em Plenário e disse que o ignoraria. O empréstimo é para a recomposição da dívida do Rio Grande do Sul.
A leitura do email foi feita pelo senador Geovani Borges (PMDB-AP), que preside a sessão desta sexta-feira. O documento foi encaminhado à Secretaria-Geral da Mesa do Senado pela procuradora-geral adjunta substituta.
Na mensagem, Liana Veloso afirma que, segundo informações do próprio governo do Rio Grande do Sul, o registro de empréstimo para o estado junto ao Banco Mundial (Registro de Operação Financeira - Banco Central - ROF) somente poderá ocorrer a partir das 13h de hoje. Isso porque o Banco do Brasil precisa concluir a digitação da nova sistemática de pagamento em razão das alterações nas condições financeiras do contrato.
Ainda no email, a procuradora substituta afirma que a versão das traduções do acordo de empréstimo e do contrato de garantia foi encaminhada pelo estado do Rio Grande do Sul à Procuradoria às 9h46, por email, com a informação de que até às 12h seria encaminhada a versão definitiva. Ela diz ainda que o parecer jurídico foi encaminhado às 10h35h, também por email.
A procuradora ressalta que essas exigências são do Senado Federal para encaminhamento da operação pelo Ministério da Fazenda.
20/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon defende empréstimo para o Rio Grande do Sul
Simon aguarda chegada de documento autorizando empréstimo ao Rio Grande do Sul
Senado deverá votar pedido de explicações sobre empréstimo ao PT
Suplicy quer explicações sobre empréstimo do BNDES à Citrosuco
Simon quer discutir na CCJ informações da Procuradoria-Geral sobre Erenice Guerra
Simon quer explicações sobre contradição dos EUA