Senado deveria devolver MP da Copa ao Executivo, diz Alvaro Dias




O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta segunda-feira (20) que o Senado devolva ao Executivo a Medida Provisória 527/11, que passou a tratar, devido a emendas apresentadas na Câmara, do Regime Diferenciado de Contratações Públicas, com regras específicas para licitações relacionadas à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O regime autoriza o governo a manter os orçamentos em sigilo até o encerramento da licitação.

- Ouvi do presidente Sarney que entende deva o Senado rejeitar esse dispositivo que torna secreto o orçamento das obras. Não basta. Acho que cabe ao presidente Sarney uma postura mais vigorosa: devolver essa medida provisória ao Poder Executivo - sugeriu Alvaro Dias.

O senador lembrou que já houve manifestações do Ministério Público e do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contrárias ao regime diferenciado. Para Alvaro Dias, a MP é inconstitucional e o sigilo favorece desvios.

- Trata-se da institucionalização do roubo em segredo. Trata-se, se desejarem a utilização de outro termo que expresse a indignação, da oficialização da rapinagem em segredo - acusou.

CPI da Saúde 

Alvaro Dias também defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Saúde. Para isso, o senador apresentou dados fornecidos pela Receita Federal sobre resultados da CPI do Futebol, que funcionou em 2000 e 2001, sob sua presidência. Segundo ele, os dados mostram que os procedimentos de diligência e fiscalização realizados em decorrência da CPI resultaram na recuperação de mais de R$ 129 milhões pela União.

- Certamente, se realizássemos essa CPI da Saúde, revelaríamos desvios incríveis, mas mais importante do que a revelação dos desvios seria a apresentação de uma proposta competente que pudesse atender às expectativas da população de ter acesso a um serviço de saúde pública de qualidade - disse o senador.

Alvaro Dias fez um apelo aos deputados para que assinem o pedido de criação da CPI.

- No Senado, já alcançamos o número necessário para a instalação da CPI.
Se não houver recuo, se não houver retirada de assinaturas, temos o suficiente no Senado Federal. Estamos dependendo agora da aceitação da Câmara dos Deputados.



20/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer que Senado e Executivo acompanhem gestão da Copa do Mundo no Brasil

Para Alvaro Dias, MP do Cade não deveria ser sequer admitida pelo Senado

Alvaro Dias culpa Executivo pela crise no Senado

Vídeo | Oposição não deveria ir ao encontro com Dilma, diz Alvaro Dias

Vídeo | Dilma sofrerá enorme desgaste internacional se devolver senador boliviano, afirma Alvaro Dias

Alvaro Dias diz que visita de Bush deveria servir para diminuir barreiras comerciais