Senado e Câmara se unirão para poupar recursos



Começará pelos setores de Comunicação Social do Senado Federal e da Câmara dos Deputados uma parceria entre as duas Casas do Congresso Nacional destinada a reduzir custos para as duas instituições. O acordo foi fechado numa reunião realizada nesta quarta-feira (19) entre os diretores-gerais das duas Casas, Agaciel da Silva Maia, do Senado, e Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida, da Câmara, com e presença dos diretores das secretarias de Comunicação Social do Senado e da Câmara, respectivamente Armando Rollemberg e Márcio Araújo.

- Existem em torno de 25 áreas chaves com trabalhos idênticos na Câmara e no Senado. Começaremos a parceria pela Comunicação Social - rádio, TV, jornal. Nosso objetivo é minimizar custos para as duas Casas, de forma que possamos nos ajudar mutuamente. Isso é uma decisão dos presidentes das Casas e começamos essa discussão agora - disse Agaciel Maia.

De acordo com Agaciel, a implementação da parceria será gradual, de acordo com as especificidades de cada área. Inicialmente será feito um estudo técnico sobre as possíveis parcerias. No caso da comunicação, os detalhes técnicos sobre o que mudará na forma de trabalho será decidido em conjunto pelos diretores da área.

- Os detalhes técnicos serão analisados de maneira que se aumente a produtividade, reduzindo custos. Poderemos compartilhar recursos humanos e equipamentos, mas os detalhes ainda não forma decididos - afirmou Agaciel.

O diretor-geral da Câmara acredita que os primeiros a se beneficiarem com a parceria são as duas Casas, mas no futuro toda a sociedade ganhará, uma vez que receberá um serviço mais eficiente gerado por uma estrutura mais enxuta e econômica.

- Senado e Câmara têm diversas áreas comuns e muito trabalho vem sendo feito em dose dupla. Nossa proposta é identificar essas áreas em que haverá um inequívoco ganho com a união das duas Casas. Para isso estamos constituindo um grupo de três assessores de cada Casa que pensarão quais áreas poderão ser beneficiadas - disse Contreiras.

19/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio: "Reforma administrativa do Senado tem de poupar e moralizar"

COMISSÕES DO SENADO E DA CÂMARA DEBATEM RECURSOS PARA A SAÚDE

Senado e Câmara vão integrar recursos tecnológicos para atividades do Congresso

Aprovada liberação de recursos para Câmara, Senado e policiais e bombeiros do DF

Defesa Civil: comissões da Câmara e do Senado sugerem mais recursos para prevenção de desastres

Senado votará texto da Câmara sobre recursos para a saúde, informa Tião Viana