Senado elege e empossa nova Mesa Diretora



Depois de um acordo partidário e um dia após a eleição de José Sarney para a Presidência da Casa, o Plenário do Senado elegeu e empossou na tarde desta terça-feira (3) cinco integrantes da Mesa Diretora. Pelo acordo, os partidos apoiaram o critério de proporcionalidade no preenchimento dos cargos - os maiores partidos puderam escolher as primeiras posições na Mesa. Só não houve acordo para o posto de 4º secretário, pois o lugar é reivindicado tanto pelo PDT quanto pelo PR. Por essa razão, o presidente José Sarney decidiu deixar para esta quarta-feira (4) a votação para a 4ª Secretaria e para os quatro cargos de suplentes.

VEJA MAIS

O novo 1º vice-presidente do Senado é o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que chegou a discursar como membro da Mesa ainda na sessão desta terça. Para a 2ª Vice- presidência foi eleita a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), enquanto a 1ª Secretaria coube ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Foram eleitos ainda nesta terça os senadores João Vicente Claudino (PTB-PI) como 2º secretário e Mão Santa (PMDB-PI) como 3º secretário. O voto foi secreto e os eleitos obtiveram 71 votos favoráveis e 6 contrários. Não houve abstenções.

A votação foi antecedida por um debate entre o PDT e o PR. O líder do PDT, senador Osmar Dias (PR), pediu ao presidente José Sarney que informasse qual era a posição do seu partido na proporcionalidade, levando em conta que a agremiação conta hoje com cinco senadores. A Mesa informou que o PDT tem a sexta maior bancada, considerando o número de senadores atualmente no exercício do mandato.

O senador Expedito Júnior (RO), do PR, questionou o critério da Mesa, ponderando que se deve levar em consideração o número de senadores em fevereiro de 2007, quando começou a atual legislatura. Para ele, à época, o PDT contava com quatro senadores, mesmo número que o PR tinha na ocasião. Assim, o PR pretende indicar o senador Magno Malta (ES) para disputar o cargo de 4º secretário, enfrentando a senadora Patrícia Saboya, indicada pelo PDT. O presidente José Sarney disse esperar que os partidos entrem em acordo sobre o cargo até a tarde desta quarta (4), antes da última fase da eleição para a Mesa.

Após a votação, os senadores enalteceram os integrantes da nova Mesa, muitos deles ressaltando que ela conta com a participação dos três senadores do Piauí (Mão Santa, Heráclito Fortes e João Vicente Claudino). Até a escolha de todos os integrantes da Mesa, o Plenário do Senado não faz sessões normais de votação ou de debates - realiza"reuniões preparatórias" para a eleição da Mesa.

Após a eleição dos cinco integrantes da Mesa, o senador José Sarney passou a presidência dos trabalhos ao novo 1º vice-presidente, Marconi Perillo, para que ele continuasse a reunião. Ao final, a "segunda reunião preparatória" dos trabalhos do Senado neste ano foi suspensa até a tarde desta quarta (4), às 15h, para a votação final da Mesa.

Eli Teixeira / Agência Senado



03/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado empossa novos senadores e elege Comissão Diretora

Conseas elege nova mesa diretora

Assembléia elege nova mesa diretora

Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul elege nova mesa diretora

Senado elege integrantes da nova Mesa

Senado elege nova Mesa na quarta-feira