Senado elege nova Mesa na quarta-feira



Na próxima quarta-feira (dia 14), o Senado reúne-se para eleger a nova Mesa, que comandará os trabalhos da Casa no biênio 2001/2002, numa eleição que deve ser uma das mais disputadas da história do Senado. Na maioria das eleições passadas, o Senado teve candidato único para a Presidência, geralmente indicado pelo partido majoritário.

Os senadores Jader Barbalho (PMDB-PA) e Jefferson Péres (PDT-AM) já se lançaram candidatos e ainda há a possibilidade de novos nomes pleitearem o cargo. Jader foi escolhido candidato pela bancada de seu partido, enquanto Jefferson recebeu o apoio de 16 senadores de partidos de oposição (PT, PDT, PPS, PSB e PV).

A sessão que escolherá o presidente será comandada pelo senador Antonio Carlos Magalhães, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos. Na ocasião, segundo o Regimento Interno, serão realizadas duas reuniões preparatórias. A primeira elegerá o presidente, enquanto a segunda será destinada a eleger os outros seis membros da Mesa (dois vice-presidentes e quatro secretários), além de quatro suplentes.

A eleição será feita em escrutínio secreto e o eleito deve ter a maioria dos votos, presente a maioria da composição do Senado (41 senadores), em turno único. Para os demais cargos da Mesa, deve ser assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação no Senado.

Até o momento, o maior partido é o PMDB, que tem 26 senadores, quase um terço da Casa. Em seguida, vem o PFL, com 21. O PSDB é o terceiro, com 16, e o Bloco de Oposição (PT e PDT) tem dez senadores. Essas bancadas devem ter assegurados cargos na Mesa, enquanto que os partidos menores PSB (três senadores), PPS (três), PPB (dois), PTB (um) não devem estar representados na Mesa. O senador Luiz Otávio, do Pará, está sem partido.

Porém, nesta semana podem ser formados novos blocos parlamentares, que podem assegurar mais cargos na Mesa aos partidos que o compuserem. Trocas de partido ou filiações partidárias também não estão descartadas.

Além de participar da Mesa, os senadores eleitos nesta quarta-feira, farão parte da Comissão Diretora. Por outro lado, os membros da Mesa, com exceção dos suplentes, não poderão ser membros de outras comissões permanentes.

09/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado elege integrantes da nova Mesa

Senado elege e empossa nova Mesa Diretora

Conseas elege nova mesa diretora

Assembléia elege nova mesa diretora

Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul elege nova mesa diretora

Comissão elege nova mesa para votar orçamento de 2005 e marca audiência com Guido Mantega