Senado empossa novos senadores e elege Comissão Diretora
Os 27 senadores eleitos em outubro do ano passado tomam posse nesta quinta-feira (1º), às 10h, em cerimônia no Plenário do Senado, para um mandato de oito anos, que se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2015. Em seguida, será feita a eleição do presidente do Senado e dos demais integrantes da Mesa, por votação secreta e maioria simples de votos, para o biênio 2007-2008.
Segundo informações da secretaria geral da Mesa do Senado, transcorrida a posse dos novos senadores, a eleição do presidente da Casa será feita em votação secreta e por maioria dos votos, em processo dirigido pela Mesa atual. Em seguida, numa nova reunião, os senadores escolherão os dois vice-presidentes, os quatro secretários da Mesa e seus respectivos suplentes. O Senado tem 81 senadores. Para a eleição, é preciso que estejamem Plenário 41 senadores (maioria absoluta dos membros da Casa) e que os novos integrantes da Mesa recebam o voto da maioria dos presentes. Há dois candidatos concorrendo ao cargo de presidente do Senado: o atual presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador José Agripino (RN), líder do PFL.
Na sexta-feira (2), às 16h, está marcada a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos da 1ª sessão legislativa ordinária da 53ª legislatura, no Plenário da Câmara. Nessa solenidade, o presidente do Senado eleito para o biênio 2007-2008 fará um discurso e haverá leitura da mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa mensagem será trazida ao Senado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e lida pelo 1º secretário da Mesa do Congresso.
Na cerimônia de posse dos novos senadores, os diplomados serão levados ao Plenário por outros senadores. Um dos novos parlamentares será conduzido à Mesa pelos colegas, que o recepcionarão, e fará, em nome dos demais, um compromisso de posse, que é praxe nessas ocasiões.
Esse senador dirá: "Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Os outros senadores novatos responderão: "Assim o prometo".
Durante a reunião para a posse dos senadores não pode haver discursos, pois estes são proibidos pelo Regimento Interno do Senado, segundo informou a secretaria geral da Mesa.
31/01/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado elege e empossa nova Mesa Diretora
Conselho Estadual de Educação elege presidente e empossa novos conselheiros
Comissão Diretora aprova novos critérios para as cotas de correspondência dos senadores
Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul elege nova mesa diretora
Comissão Diretora define que apenas senadores poderão usar as passagens aéreas pagas pelo Senado
Comissão de Infraestrutura elege mesa que comandará escolha de novos diretores da ANTT