Senado entrega publicações em braile na 1ª Bienal do Livro de Curitiba



"Senhor presidente da República, me desculpe, mas estou pedindo aos senhores senadores que pressionem a Casa Civil para regulamentar a Lei do Livro", declarou Airton Simille Marques, chefe da seção braile da Biblioteca Pública do Paraná. A biblioteca, a Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar) e a Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec) receberam kits de publicações do Senado em braile, em evento realizado na noite do sábado (29), no estande do Senado instalado na 1ª Bienal Internacional do Livro de Curitiba.

Airton Simille, que é portador de deficiência visual, lamentou que a regulamentação esteja "emperrada" há cinco anos na Casa Civil da Presidência. Ele explicou que os artigos 7º e 8º da Lei do Livro são importantes por tratarem do livro digital e do livro braile. A seção braile da Biblioteca Pública do Paraná dispõe de uma cervo de 1.500 títulos, 1.200 no formato áudio e outros 18 mil em texto digital, que podem ser imediatamente impressos em braile ou em tipo ampliado, e convertidos em áudio.

Atualmente, o setor braile enfrenta dificuldades para converter os livros impressos em arquivos digitais, que podem ser facilmente manuseados e adaptados para um formato que o portador de deficiência visual tenha acesso. Por este motivo, Airton Simille fez um apelo às editoras no sentido de que elas forneçam livros já transcritos para arquivos digitais.

- O material digital pode ser em formato Word. Pdf, rtf ou txt. Nós não repassaríamos para os nossos clientes, pois respeitamos o direito autoral. Seria para acesso exclusivo dentro da biblioteca, para a pessoa ouvir no ato, no nosso computador. Também gostaríamos de sugerir ao Senado que, além dos livros em braile, forneça títulos em áudio livro para as entidades que prestam serviços aos deficientes visuais - afirmou Airton Simille. 

Presente ao evento, o diretor-executivo da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP, também conhecida como Gráfica do Senado), Florian Madruga, afirmou que encaminhará a sugestão para que o setor de multimídia da secretaria faça uma análise técnica da viabilidade da implantação da ideia.

- Se a resposta for positiva, vamos iniciar os entendimentos para que a Rádio Senado possa ser parceira nesse projeto, disponibilizando sua equipe de locutores e sonoplastas e também fornecendo os estúdios para a gravação dos livros em áudio.

Florian Madruga também colocou à disposição das entidades que prestam apoio ao portador de deficiência visual os arquivos em texto de todas as obras que fazem parte do acervo de impressões em braile do Senado. Ele antecipou que a SEEP está se preparando para expandir o catálogo de obras braile do Senado. Também deverão ser impressos nessa linguagem os títulos do Conselho Editorial.

O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista da Leitura, também participou da solenidade de entrega das obras em braile. Pela primeira vez visitando um estande do Senado em feiras de livro, ele confessou ter ficado impressionado com a qualidade das publicações do Conselho Editorial e das obras com textos legislativos.

- O que mais me encantou é que, de fato, o estande mostra o puro Senado, representa a verdade da instituição. Independente dos senadores, que passam e podem deixar uma boa ou má impressão, o Senado é pra sempre. O Senado é um pilar da democracia. O número de pessoas que passou pelo estande comprando livros também me deixou impressionado. A presença da instituição em Curitiba vai deixar uma boa semente plantada na cidade - opinou Marcelo Almeida.



31/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo

Senado lança livros e doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo

Senado entrega publicações em braile e lança livros na Bienal da Paraíba

Senado Federal entrega publicações em braile nos salões do livro do Piauí e de Imperatriz

Senado entrega obras em braile na Bienal do Livro

Senado entrega obra em braile na Bienal do Livro de Pernambuco