Senado fará última votação de projeto que garante exame preventivo de câncer em mulheres



O Plenário do Senado deve realizar nesta quinta-feira (7) votação em turno suplementar de projeto que garante a realização gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, de exames preventivos de cânceres de mama e ginecológico. Terão direito ao exame de colo de útero todas as mulheres com vida sexual ativa, enquanto as mamografias passam a ser direito de mulheres com mais de 40 anos.

Os senadores votarão um substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO) a um projeto oriundo da Câmara (PLC 39/00). Por causa das alterações feitas pelo Senado, a matéria voltará ao exame dos deputados.

Conforme o parecer de Fátima Cleide, esses dois tipos de câncer são os que mais atingem as mulheres e a descoberta das doenças o mais rápido possível aumenta as chances de cura. Caso haja necessidade, as mulheres devem ser encaminhadas para exames de maior complexidade, sendo-lhes garantidos tratamentos adequados em caso de confirmação de câncer.

A senadora afirma que o Ministério da Saúde já desenvolve programas de apoio às mulheres nesses casos, mas "na prática não há uma cobertura satisfatória".

"A muitas brasileiras não é oferecido nem mesmo o mais simples dos exames previstos no projeto, que é o citopatológico do colo uterino. Em muitos lugares, a oferta dessa exame não é regular, estando presente apenas durante campanhas sem periodicidade fixa", afirma Fática Cleide.



04/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS votará projeto que garante folga para trabalhador que tiver de realizar exame preventivo de câncer

Projeto permite falta ao trabalho para realização de exame preventivo de câncer

SENADO FARÁ ÚLTIMA VOTAÇÃO DE IMUNIDADE NA PRÓXIMA SEMANA

Saúde: Jornada Odontológica orienta crianças e oferece exame preventivo de câncer bucal para idosos

Senado aprova projeto que garante a gratuidade do exame de DNA

Senado faz última votação de projeto que combate falsificação de obras