Efraim: ações do Senado na área educacional são exemplos de bom serviço à sociedade



 Os órgãos que integram o sistema educacional do Senado constituem o melhor exemplo de como a instituição pode servir à sociedade, como espaço de aprimoramento técnico-profissional, reflexão e debate de idéias. A afirmação foi feita pelo senador Efraim Moraes (PFL-PB), 1º secretário da Comissão Diretora do Senado, nesta quarta-feira (7), em pronunciamento na abertura do ano letivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis).

- Queremos nos aproximar da população, que nos legitima com seus votos, e um dos caminhos é a cooperação e a interatividade na área da educação - disse Efraim.

A solenidade foi realizada no auditório do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo, instituição que também integra o sistema educacional do Senado, interligado em rede com a Câmara dos Deputados, assembléias legislativas estaduais e câmaras municipais de mais de 4.200 municípios do pais. Participou também o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, que adiantou planos para a futura inclusão da TV Senado na rede de cursos a distância.

Mesmo quem não disponha de computador em casa, esclareceu Agaciel, poderá participar de cursos franqueados ao público. A inscrição e o material didático poderão ser obtidos por intermédio das câmaras municipais conectadas à rede, enquanto as aulas serão acompanhadas pela tevê, neste momento iniciando processo para a abertura de seu sinal para todo o país. Segundo o diretor-geral, duas horas da programação diária devem ser dedicadas aos cursos.

- Qualquer cidadão vai ter uma janela para estudar, como qualquer morador do Plano Piloto (Brasília) - disse.

Responsabilidade e eficiência

A vice-reitora do Unilegis, Vânia Maione Alves Nina, destacou que esse órgãotem como objetivo formar e capacitar servidores "à altura das necessidades do país e no interesse da população". O órgão é responsável por ações na área de graduação e pós-gradução em ensino superior, pesquisa e extensão, para servidores da Casa e instituições conveniadas, universo que abrange cerca de 100 mil servidores.

- A sociedade exige-nos postura responsável e eficiente na execução de nossasatividades - afirmou.

No âmbito do ILB, mais direcionado ao oferecimento de cursos de capacitação de curta duração, as parcerias institucionais também estão sendo fortalecidas. De acordo com a diretora-executiva do órgão, Denise de Araújo Zoghbi, atualmente são 64 convênios e outros estão em andamento. O ILB, como lembrou a diretora, completa dez anos em abril, contabilizando a capacitação de mais de 27 mil profissionais.

- O desempenho do ILB tem superado todas as nossas expectativas. A demanda por seus cursos confere-lhe visibilidade nacional e internacional, referência no campo da educação legislativa.

Neste ano, o ILB nove cursos a distância com tutoria, entre os quais Doutrinas Políticas Contemporâneas e Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul, além da oferta de outros 18 sem tutoria. Já o Unilegis iniciará no ano seis cursos de especialização, um dos quais em Direito Legislativo, além de variada programação de conferências e atividades de pesquisa.

07/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado fornece à sociedade maior censo legislativo do mundo, diz Efraim

Efraim aponta ações inclusivas no Senado

Efraim destaca ato do Senado sobre gestão de contratos no serviço público

CCJ VAI ANALISAR TRÊS PROJETOS DA ÁREA EDUCACIONAL

Ministério apresenta resultados de parceria na área do esporte educacional

HELOÍSA HELENA CRITICA OMISSÃO DO GOVERNO NA ÁREA EDUCACIONAL