Senado homenageia TV Verdes Mares pelos seus 40 anos de fundação



A TV Verdes Mares, de Fortaleza, no Ceará, que comemora seus 40 anos, foi homenageada pelo Senado na hora do expediente desta quarta-feira (24). O autor do requerimento para a homenagem foi o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Ao falar do fundador da emissora, Edson Queiroz (1925-1982), o senador salientou que o empresário conseguiu dar dimensão nacional ao seu complexo de comunicação, que inclui TV, rádio e jornal, o Diário do Nordeste.

VEJA MAIS

- Quero salientar que o presidente Sarney foi um dos grandes amigos do Edson Queiroz. Foram parceiros de muitas lutas, companheiros de várias grandes reuniões que se faziam pelo Brasil afora e tinham, naquele momento, uma coisa em comum: a ideia da formação de um órgão de imprensa nordestino que pudesse dar voz ao Nordeste brasileiro - disse Tasso, que foi genro do fundador do conglomerado e é casado com a filha de Queiroz, Renata Jereissati, que representou a família, juntamente com a irmã Lenise Queiroz Rocha e o neto e diretor do grupo, Igor Queiroz Barroso.

O senador apontou o "espírito criativo e a percepção única" de Edson Queiroz, cujas instituições que criou hoje fazem parte da vida social e cultural do Ceará. Ele mencionou a criação Universidade de Fortaleza, equipava com o que havia de mais moderno. O jornal Diário do Nordeste, acrescentou, é hoje "um dos mais importantes veículos de difusão da informação livre".

Desigualdades

O senador João Tenório (PSDB-AL) disse que os grandes veículos de imprensa brasileiros - jornais, revistas e televisão - concentram-se no eixo Rio-São Paulo. Ressaltando a importância de um veículo que defendesse o Nordeste, João Tenório afirmou que, quando um governo se dispõe a investir em políticas públicas para reduzir as "brutais desigualdades sociais" existentes entre as regiões do Sul e as do Norte e Nordeste, "basta um editorial no jornal Folha de S. Paulo para que ele desista".

- Essa contribuição de Edson Queiroz foi importantíssima, começou a divulgar a realidade nordestina como um todo - declarou.

Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que "uma fé sem obras já nasce morta" e destacou que a homenagem desta quarta destinava-se a "um homem de muitas obras". O senador comparou ainda Edson Queiroz ao primeiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, cuja lápide do túmulo refere-se a ele como fundador da Universidade de Virgínia, lembrando que o empresário fundou a universidade onde o parlamentar formou-se em Medicina.

Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) elogiou o empenho da equipe de profissionais que compõem o grupo de comunicação, destacando o compromisso com o jornalismo e o bom conceito que gozam no país pelo "excelente serviço prestado ao Ceará e ao Brasil".Ele mencionou opinião da jornalista Adisa Sá, sua tia, que vive no Ceará há 50 anos e destaca a qualidade da rádio do grupo.

Função civilizadora

Para o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) é importante homenagear "alguém do peso de Edson Queiroz, por sua função civilizadora". Essa qualidade, avalia, deve-se ao império que construiu no Ceará, movimentando a economia, que lhe garantiu, conforme o senador, legitimidade e respeito de seus conterrâneos.

Por sua vez, Inácio Arruda (PCdoB-CE) exaltou o complexo de comunicação e elogiou o nível de qualidade em pesquisa e tecnologia da universidade, com ênfase sobre a destinação ao hidrocarboneto de gás e petróleo.

- Faço um cumprimento especial ao Senador Tasso Jereissati, que teve a iniciativa de comemorar os 40 anos da TV Verdes Mares, que não poderia passar sem esta homenagem no Senado Federal pela trajetória.

Legado

O senador Marco Maciel (DEM-PE) considerou a data de hoje significativa para todo o complexo de comunicação pelos "relevantes serviços de melhor informação" do cidadão cearense e brasileiro. Maciel acredita que Edson Queiroz contribuiu para a vida social e para maior integração do Ceará e do país e seu exemplo é um estímulo ao empreendedorismo pela difusão da educação e da cultura.

Ao final, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) recordou o início da carreira empresarial de Edson Queiroz, com a criação de distribuidora de gás, primeira filial do gênero no nordeste, e que ele foi criador da primeira universidade privada sem fins lucrativos do nordeste. Seu exemplo, avalia, deixa para a juventude um legado de persistência e "de crença de que podemos tornar realidade aquilo em que acreditamos".

Autoridades

Esteve presente à homenagem o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, acompanhado do ministro Valmir Campelo, o deputado federal e ex-presidente do Senado, Mauro Benevides (CE). Entre as autoridades estaduais registraram presença o vice-governador do estado Francisco José Pinheiro e a procuradora geral de Justiça do Ceará, Socorro França.

A Mesa foi composta pelo presidente José Sarney, que presidiu a sessão, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que requereu a homenagem à emissora cearense, o 3º secretário da Mesa, senador Mão Santa (PSC-PI), e Renata Jereissati, filha do homenageado Edson Queiroz, criador do complexo de comunicação e esposa do senador Tasso Jereissati.

Também foram homenageados o diretor da sucursal de Brasília, Wilson Ibiapina o diretor de programação da TV, Edimar Norões, e o atual diretor Igor Queiroz Barroso, neto de Edson Queiroz.

Da Redação / Agência Senado

 

24/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia os 40 anos da TV Verdes Mares

Senado homenageia Partido Comunista do Brasil pelos seus 87 anos de fundação

Iris homenageia Senado pelos seus 111 anos

Senado homenageia a PUC-Minas pelos seus 50 anos

Senado fará homenagem ao PCdoB pelos seus 87 anos de fundação

SENADO HOMENAGEIA RACHEL DE QUEIROZ PELOS SEUS 90 ANOS