Senado homenageia os 50 anos de criação da Petrobras



O Senado homenageou nesta quinta-feira (2) os 50 anos de criação da Petrobras com uma sessão solene durante a hora de expediente. Estiveram presentes na homenagem a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, o presidente da empresa, José Eduardo Dutra, senadores, funcionários da empresa e admiradores do trabalho que vem sendo realizado pela Petrobras nessas cinco décadas.

Ao discursar na sessão, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) manifestou seu entusiasmo com os resultados obtidos pela Petrobras na prospeção em águas profundas, produção e refino de petróleo. Para ela, a marca BR, em verde e amarelo, é um símbolo que emociona por seu conteúdo de nacional, de brasileiro, que bem representa o país no mundo inteiro.

Ideli afirmou que a Petrobras simboliza a energia do Brasil e conscientiza sobre os imensos interesses movidos pelo petróleo no plano nacional e internacional. Ela lembrou a orquestrada campanha que os Estados Unidos desenvolveram desde a década de 40, para convencer o governo e a população brasileira de que não havia petróleo no Brasil. O escritor Monteiro Lobato foi uma das vozes mais estridentes para conscientizar os brasileiros dos gigantescos interesses encobertos em relatórios pseudocientíficos demonstrando não haver petróleo no país, disse.

Enquanto Lobato alertava o presidente Getúlio Vargas para o unilateralismo da posição norte-americana, a própria Standard Oil escrevia ao presidente propondo a participação das multinacionais na produção de petróleo em solo brasileiro. Foi para regulamentar dispositivo da Constituição de 1946 que o presidente Eurico Gaspar Dutra enviou ao Congresso o Estatuto do Petróleo, permitindo participação estrangeira em até 60% das ações das empresas a serem criadas, lembrou a senadora.

Ideli recordou a campanha -O Petróleo é nosso-, liderada por jovens e estudantes, que acabou tomando conta de coração e mentes dos brasileiros. Novamente presidente, Getúlio Vargas retirou o estatuto em 1951, enviando ao Congresso um substitutivo que gerou a Lei nº 2.004, de 3 de outubro de 1953, criando a Petrobras.

Ao concluir seu pronunciamento, Ideli afirmou que, ao longo desses 50 anos, a história da Petrobras acabou se confundindo e se entrelaçando com todos os embates em que o país discutiu, e reafirmou, a defesa intransigente de sua soberania.




02/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO HOMENAGEIA OS 50 ANOS DA CRIAÇÃO DE ISRAEL

Senado homenageia o Confea pelos 75 anos de sua criação

Senado homenageia 40 anos de criação da Associação de Juízes Federais

Eduardo Siqueira Campos homenageia os sete anos de criação da Rádio Senado

Alvaro Dias lembra os 50 anos de criação da Petrobras

Plenário homenageia os 200 anos da criação da Polícia Civil