Senado inaugura exposição dos 40 anos de história do Prodasen



Matéria atualizada às 18h54

O Senado inaugurou nesta quarta-feira (19) exposição que mostra as soluções desenvolvidas em tecnologia da informação durante os 40 anos da Secretaria Especial de Informática, criada em 1972 com o nome de Centro de Processamento de Dados do Senado Federal. Ao lado de autoridades e funcionários, a diretora-geral da Casa, Doris Peixoto, abriu a exposição no espaço Senado Galeria, falando da importância do Prodasen na atividade legislativa.

Segundo Doris Peixoto, o Prodasen tornou-se um parceiro indispensável para a construção da democracia e para a evolução e aperfeiçoamento do trabalho dos parlamentares. Ela considerou a criação do órgão um marco que, ao longo do tempo, se tornou referência em eficiência.

- O povo que não reconhece sua história não tem perspectiva de futuro. As glórias do passado nos enchem de orgulho. Devemos buscar em conjunto estratégias e motivação para pensar no Prodasen para a próxima década – disse a diretora-geral.

Dóris ressaltou que o desenvolvimento tecnológico trazido pelo Prodasen possibilitou avançar no tempo, com o aperfeiçoamento de trabalhos que, em sua opinião, seriam humanamente impossíveis sem o apoio tecnológico.

O diretor do Prodasen, Afrânio Erasmo Fernandes Moreira, afirmou que o órgão é um marco na informática legislativa e foi o primeiro a implantar a tecnologia da informação aplicada à atividade legislativa. Ele contou que o órgão foi inicialmente criado para melhorar o processo legislativo e apoio aos trabalhos do orçamento, mas ao longo de sua história evoluiu.

- Nossa capacidade evoluiu em torno de 50 mil vezes, possibilitando o armazenamento de 189 anos de história do Senado Federal – acrescentou Moreira.

A exposição traça a linha do tempo em que se processaram as principais mudanças no âmbito da tecnologia de informação no Senado e ficará aberta até o dia 28 de setembro.

Também foi aberta, nesta quarta-feira, a mostra de equipamentos do museu do Prodasen, no espaço Ivandro Cunha Lima.

Histórico

O Prodasen nasceu para ser um instrumento para a modernização do Poder Legislativo. Logo após sua criação, o órgão elaborou um sistema operacional que automatizou o cálculo do Orçamento da União.

Na década de 80, o Prodasen levou informática aos gabinetes dos senadores e deu suporte aos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte. Na época, elaborou um sistema que permitiu a informatização de todo o processo de elaboração da Constituição e recebeu sugestões de mais de 70 mil cidadãos.

No início da década de 90, prosseguiu o processo de informatização do Senado. Atualmente, são mais de quatro mil estações de trabalho em toda a Casa. Entre as iniciativas que contam com a participação do Prodasen estão o Portal dos Gestores, Siga Brasil - portal que reúne informações orçamentárias - e o LexML, ferramenta de buscas de informações legislativas.

Sarney

A criação do órgão teve participação do atual presidente do Senado, José Sarney, que à época já exercia mandato na Casa. Em 1971, Sarney propôs no Plenário a organização de comissão – da qual foi membro - para estudar a criação de um centro de dados de informação que seria o embrião da hoje Secretaria Especial de Informática.

- Desde que comecei como político eu sempre procurei caracterizar-me como um homem do meu tempo. Aqui, quando cheguei, fui um dos responsáveis, com Carvalho Pinto e Franco Montoro, pela comissão que esquematizou o que é hoje o Prodasen. Como Presidente, levei a informatização a todos os gabinetes e ao plenário – recordou Sarney no discurso que pronunciou em fevereiro de 2011, ao tomar posse mais uma vez no cargo de presidente da Casa.



19/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado inaugura exposição sobre os 53 anos de Brasília

SENADO INAUGURA EXPOSIÇÃO "NOVA CHINA - 50 ANOS"

Senado inaugura exposição sobre 50 anos do golpe militar

Senado inaugura exposição sobre os 70 anos do voto feminino no Brasil

Senado inaugura exposição sobre 85 anos da legislação de proteção à infância no país

Brasília inaugura exposição sobre a história do futebol