SENADO INICIA INVESTIGAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INACABADAS



Senadores que integram a Comissão Especial de Obras Inacabadasiniciam amanhã (dia 31) um programa de visitas que se estenderá por todos os estados, com o objetivo de vistoriar a situaçãodas obras faderais que se encontram paralisadas no país. A delegação embarca às 13h, em avião da Força Aérea Brasileira, para Porto Alegre.

O roteiro de vistorias começa já na tarde desta quinta-feira, na capital gaúcha, onde os senadores deverão inspecionaras obras da hidrelétrica de Jacuí. Após a inspeção, a comitiva terá um encontrocom o governador Antônio Britto.

Na manhã de sexta-feira (dia 1º), os senadores estarão na cidade de Lages, Santa Catarina, para inspecionar as obras da BR-262 e manter contatocom as autoridades estaduais. No periodo da tarde, os integrantes da comitiva seguirão para Curitiba, e regressam no mesmo diaa Brasília.

A comissão é presidida pelo senador Carlos Wilson(PSDB-PE),que espera visitar nos próximos dois meses todas as capitais dos estados, onde,de acordo com informações enviadas à comissão porgovernadores e prefeitos,existemobras paralisadas,

Um dos objetivos da comissão, segundoo senador pernambucano, ésaber realmentequantas, quais e onde estão localizadas as obras iniciadas e não concluídas pelo governo federal. O grande problema, na avaliação deCarlos Wilson, é que existem obras inacabadas em todos os setores da administração pública.

- No Nordeste, levantamento preliminar indica a existência de aproximadamente 600 obras por serem concluídas. No Brasil, nós temos mais de mil obras paralisadas. Na área de saúde há 1.750 hospitais cuja construção também se encontra parada. Por isso o importante agora é visitar pessoalmente essas obras - informou o senador.

A comissão pretende apurar até onde vai o desperdício de recursos com obras interrompidas, afirmou, por sua vez, o relator da comissão, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC). "O trabalho da comissão irá mostrar que é preferível concluir uma obra do que iniciar outra", acrescentou.

A delegação da Comissão de Obras Inacabadas que vai ao Sul do país deverá ser integradapelos sendores Carlos Wilson, Casildo Maldaner, Geraldo Melo (PSDB-RN) e Mauro Miranda (PMDB-GO). Também integram a comitiva osauditores do Tribunal de Contas da UniãoCristiano Caldeira Paiva e Lúcia Helena Serejo Galeotti.



30/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cadastro de obras públicas inacabadas está na pauta da CMA

CMA analisará proposta de controlar obras públicas inacabadas

Obras públicas inacabadas podem ter reforço na fiscalização

CMA examina proposta para controlar obras públicas inacabadas

Vídeo | Projeto cria cadastro nacional de obras públicas inacabadas

Collor propõe mais controle sobre obras públicas inacabadas