Senado inicia votação do projeto de Lei Geral da Copa
Começou há pouco a votação do projeto da Lei Geral da Copa (PLC 10/12). Como os senadores não modificaram a redação, o texto é o mesmo aprovado em março pela Câmara dos Deputados. Um dos pontos mais polêmicos da matéria, a permissão da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos, foi mantido no texto em discussão.
A votação no Senado foi acelerada após requerimento de urgência que dispensou o exame de quatro comissões temáticas e levou o projeto diretamente para o Plenário. A rapidez na votação foi defendida pelo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em reunião ocorrida na terça-feira (8).
A Lei Geral da Copa disciplina os direitos comerciais da Federação Internacional de Futebol (Fifa) na Copa do Mundo de 2014 e estabelece privilégios temporários para essa entidade e seus associados. O projeto suspende parte do Estatuto do Torcedor.
As regras da Lei Geral da Copa também valem para a Copa das Confederações de 2013 – ambos os torneios serão realizados no Brasil. A Copa das Confederações serve como preparação para a Copa do Mundo e reúne as seis seleções campeãs continentais, o país-sede e o atual campeão mundial (Espanha).
09/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Câmara conclui votação e Lei Geral da Copa vai ao Senado
Projeto do Senado que complementa Lei Geral da Copa tipifica crime de terrorismo
Prossegue votação da Lei Geral da Copa
Sarney se diz confiante na votação da Lei Geral da Copa
Aprovada urgência para votação da Lei Geral da Copa
Senadores elogiam trabalho da Câmara e querem urgência na votação da Lei Geral da Copa