Senado institui dois prêmios de jornalismo



O Senado Federal aprovou, na tarde desta terça-feira (7), dois projetos de resolução instituindo dois prêmios de jornalismo, um no âmbito do Congresso Nacional e outro no do Senado. O primeiro, o PR 1/2004-CN, apresentado pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), cria o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo, que tem por finalidade reconhecer os trabalhos jornalísticos que, a cada ano, tenham contribuído para o aperfeiçoamento do Estado democrático de direito e para a defesa dos direitos humanos. O segundo, PRS 41/2004, do então senador Antonio Carlos Magalhães, institui o Prêmio Jornalista Roberto Marinho de mérito jornalístico, que será concedido, anualmente, a profissional de imprensa que tenha oferecido contribuição relevante para o engrandecimento do jornalismo brasileiro.

Ao Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo, do Congresso Nacional, poderão concorrer matérias jornalísticas veiculadas por jornais, revistas, emissoras de rádio, televisão ou por sítios eletrônicos. Serão aceitas inscrições de reportagens nas modalidades escrita; radiofônica; com som e imagem; fotografia e charge.

Para a premiação, será levada em consideração a criatividade e a capacidade investigativa de profissionais de imprensa e de empresas de comunicação. Os trabalhos serão apreciados por um conselho formado por três senadores, três deputados, e mais quatro integrantes, representando a Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (Fenaj); Academia Brasileira de Letras (ABL); Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal; e a sociedade civil. Os prêmios serão entregues em uma sessão especial do Congresso Nacional, a ser convocada especificamente com essa finalidade.

Já para o Prêmio Jornalista Roberto Marinho de mérito jornalístico, a Mesa do Senado receberá as indicações dos candidatos, que serão encaminhadas por entidades e organizações da sociedade civil, até o dia 31 de outubro de cada ano. Os nomes dos concorrentes serão apreciados por um conselho integrado por cinco senadores, indicados no início de cada Sessão Legislativa pelo presidente do Senado. A entrega do prêmio será feita em uma sessão da Casa, convocada especialmente para esse fim, que deverá ser realizada até o quinto dia útil após o dia 3 de dezembro, de cada ano.

O Senado aprovou ainda Voto de Louvor ao juiz da Corte Internacional de Justiça - Corte de Haia, Antonio Augusto Cançado Trindade, pelo lançamento de seu livro Evolution du Droit International de Gens. A proposição foi apresentada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).



07/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos propõe prêmios de jornalismo com os nomes de Mesquita e Civita

Filme brasileiro ganha dois prêmios no Festival de Berlim

(Flash) - Governador Mário Covas recebe dois prêmios 'Top de Internet' da ADVB

SP institui jornada de trabalho de dois terços em sala de aula para professores

Rádio Senado debate Conselho Federal de Jornalismo

Rádio Senado recebe mais um prêmio de jornalismo