Jayme Campos propõe prêmios de jornalismo com os nomes de Mesquita e Civita



O senador Jayme Campos (DEM-MT) propôs em Plenário, nesta quinta-feira (6), projeto de resolução interna para a criação de prêmios de jornalismo que levem os nomes de Ruy Mesquita e Roberto Civita, jornalistas falecidos no mês passado.

As premiações, explicou Jayme Campos, ocorreriam anualmente em sessão especial do Senado realizada no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado dia 7 de junho, que o parlamentar considerou “uma data dedicada, sobretudo, à reflexão quanto aos mecanismos que garantem o livre pensamento de nossa comunidade”.

O Prêmio de Jornalismo Roberto Civita, seria dedicado a laurear os profissionais da imprensa que, com suas reportagens, contem histórias relevantes sobre o caráter solidário e democrático da gente brasileira.

Já o prêmio Personalidade Jornalística do Ano Rui Mesquita, seria forma de reconhecer o valor e o empenho de dirigentes e profissionais dos meios de comunicação, “da busca permanente do aprimoramento e a consolidação dos institutos democráticos nacionais”, como afirmou o senador.

- É, ao mesmo tempo, uma legítima homenagem a dois grandes construtores do padrão ético da imprensa brasileira, Roberto Civita e Rui Mesquita, e aos jornalistas que arriscam diariamente suas vidas desvendando e publicando reportagens que contam a história de nossa comunidade – disse.



06/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita, Valadares e Jayme Campos aprovam atuação da OAB na defesa de temas do interesse público

Senado institui dois prêmios de jornalismo

Jayme Campos propõe obrigatoriedade de informações em braile em restaurantes

Jayme Campos propõe criação de cadastro de estudantes estrangeiros

Jayme Campos propõe criação de Tribunal Especial do Trânsito

Jayme Campos propõe política perene de combate à dengue