SENADO ISENTA DE IPI VEÍCULOS COMPRADOS POR DEFICIENTES FÍSICOS



O Senado aprovou nesta quarta-feira (dia 20) substitutivo do senador José Fogaça (PMDB-RS) a projeto do senador Luiz Estevão (PMDB-PE) que inclui a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos por portadores de deficiência física. A matéria ainda será submetida a turno suplementar de votação.
Conforme José Fogaça, ao contrário da norma que anualmente é renovada para isentar de ICMS a compra de veículos por deficientes físicos, essa iniciativa dá isenção permanente. Ele informou que inseriu no projeto a exigência de que a isenção só se aplique na compra de veículo de fabricação nacional. .
Pela matéria aprovada, ficam isentos do IPI os automóveis de passageiros e os veículos de uso misto de até 127 HP de potência bruta, que apresentem características especiais e que sejam adquiridos por pessoas impossibilitadas de conduzir veículos comuns. A nova lei também estabelece que a adaptação do veículo pode ser feita na própria montadora ou em oficina especializada. .
Ficou ainda estabelecido que esse benefício poderá ser utilizado uma vez a cada três anos. Para habilitar-se a comprar veículo com isenção de IPI, a pessoa deverá apresentar laudo de perícia médica fornecido pelo Departamento de Trânsito do Estado onde residir permanentemente, especificando o tipo de defeito físico.

20/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado discute acessibilidade para deficientes físicos

Mostra Sentir prá Ver recebe deficientes físicos

Mostra Sentir prá Ver recebe deficientes físicos

CCJ APROVA PROJETO QUE BENEFICIA DEFICIENTES FÍSICOS

CAE APROVA ISENÇÃO DE IPI PARA DEFICIENTES FÍSICOS

TIÃO VIANA DEFENDE DEFICIENTES FÍSICOS