Senado lança Constituição de Santa Catarina em braile



Durante a realização da 7ª Feira do Livro de Joinvile, que prossegue com suas atividades até o próximo sábado (17), o Senado Federal lançou a Constituição Estadual de Santa Catarina impressa na linguagem braile. O diretor da Secretaria de Estágios, Petrus Elesbão Lima da Silva, entregou a constituição catarinense e outros quatro títulos ao setor braile da Biblioteca Municipal de Joinvile e à Associação Joinvilense para Integração do Deficiente Visual (Ajidevi).

- Essas obras vão enriquecer a nossa biblioteca e também permitirão que os deficientes visuais que procuram a Ajidevi tenham mais conhecimento. Oferecer a possibilidade de acesso ao conhecimento é um exercício de cidadania. Joinvile fica muito feliz pelo privilégio de receber essa doação - afirmou Onízia da Silva, presidente da Ajidevi.

Além da Constituição de Santa Catarina, o Senado Federal também doou os seguintes títulos em braile: Constituição Federal de 1988, Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Lei de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência e Dicionário da Língua Portuguesa, com aproximadamente 10 mil verbetes. Ao entregar os livros, na sexta-feira passada (9), Petrus Elesbão destacou o trabalho do Senado no sentido de garantir ao portador de deficiência visual o acesso à legislação vigente, para que ele possa conhecer seus direitos.

A coordenadora das bibliotecas de Joinvile, Alcione Pauli, que recebeu a doação do Senado em nome do setor braile da Biblioteca Municipal de Joinvile, elogiou a qualidade gráfica das publicações. Ela também destacou que a iniciativa de publicar o Acordo Ortográfico permitirá que os portadores de deficiência visual se atualizem com as alterações promovidas na língua portuguesa.

Na próxima sexta-feira (16), às 17 horas, o Senado faz a doação do seu kit braile a entidades que prestam apoio ao deficiente visual no Ceará. A IX Bienal Internacional do Livro do Ceará está sendo realizada no Centro de Convenções de Fortaleza. O evento prossegue até o domingo (18). Receberão as publicações a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira.



12/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO LANÇA CONSTITUIÇÃO EM BRAILE

SENADO LANÇA CONSTITUIÇÃO EM BRAILE

Senado lança edição em braile da Constituição do Rio Grande do Sul

Entidades recebem, no estande do Senado, a Constituição do Rio Grande do Sul em braile

SENADO ENTREGA CONSTITUIÇÃO DO CEARÁ EM BRAILE A DEFICIENTES VISUAIS DE FORTALEZA

Santa Catarina lança núcleo de inovação empresarial