SENADO LANÇA CONSTITUIÇÃO EM BRAILE



A primeira edição da Constituição federal, em braile, estará sendo lançada pelo Senado, na próxima quarta-feira(dia 12), às 10 horas. O evento acontecerá no Salão Negro do Congresso Nacional e contará com a presença do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

O braile é um sistema de escrita em relevo que possibilita aos deficientes visuais o acesso à leitura. O Senado Federal é o primeiro parlamento do mundo a manter um sistema de impressão utilizando essa linguagem. Com o lançamento, 15 milhões de pessoas poderão ter acesso ao texto da Constituição. Esse número refere-se à estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a população portadora de deficiência visual no Brasil. Desta, 1,5 milhão é totalmente cega.

A edição inaugura uma série de lançamentos do recém-criado Serviço de Publicações em Braile, do Senado federal, que pretende editar, ainda este ano, o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A primeira tiragem da Constituição federal em braile sairá com 500 exemplares, em três volumes. As cópias serão distribuídas para entidades de apoio a deficientes visuais em todo o país. Interessados nas publicações em braile podem enviar sugestões e críticas através do telefone 0800-612211. A ligação é gratuita. Podem, ainda, acessar o correio eletrônico [email protected], ou escrever para Via N-2, Unidade de Apoio 3, Senado Federal, Brasília (DF), CEP 70165-900.



07/08/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO LANÇA CONSTITUIÇÃO EM BRAILE

Senado lança edição em braile da Constituição do Rio Grande do Sul

Senado lança Constituição de Santa Catarina em braile

Entidades recebem, no estande do Senado, a Constituição do Rio Grande do Sul em braile

SENADO ENTREGA CONSTITUIÇÃO DO CEARÁ EM BRAILE A DEFICIENTES VISUAIS DE FORTALEZA

Senado lança livros e doa obras em braile