Senado lança livro sobre a vida de Humberto Lucena



Será lançado nesta quarta-feira (26), no Salão Negro do Senado, às 15h30, o livro Humberto Lucena, editado pelo Conselho Editorial do Senado, sexto volume da série Grandes Vultos que Honraram o Senado. Os lançamentos anteriores da série foram as biografias de Clodomir Cardoso, Argemiro de Figueiredo, Pompeu de Sousa, Darcy Ribeiro e Teotônio Vilela.

O paraibano Humberto Lucena foi incluído na coleção a pedido do ex-senador Ronaldo Cunha Lima, mas coube ao senador Efraim Morais (PFL-PB), 1o secretário do Senado, requerer a execução da pesquisa, impressão e lançamento do livro. O lançamento se dá em abril em homenagem aos dias de nascimento (22) e morte (13) de Lucena.

Em seus 44 anos de vida pública, Humberto Lucena foi eleito duas vezes deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD) da Paraíba e três vezes deputado federal, uma pelo PSD e duas pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), quando da instauração do bipartidarismo.

No pleito de 1978 foi eleito senador, tornando-se Líder do MDB e da Minoria em 1979. Com a extinção do bipartidarismo, em novembro de 1979, ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1980 presidiu a comissão mista que apreciou a emenda constitucional que restabeleceu as eleições diretas para governadores de estados e extinguiu a figura dos senadores eleitos indiretamente.

Lucena foi líder do PMDB de 1982 a 1984 e líder do governo em 1985, retornando à liderança de seu partido no biênio 1991-1992. Assumiu a presidência do Senado em 1987 e em 1993. Ao lado de Ulisses Guimarães, conduziu os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, que resultaram na Constituição de 1988. Lutou por eleições diretas para a Presidência da República e para prefeitos de capitais estaduais e, na Assembléia Nacional Constituinte, viu vitoriosa sua emenda de manutenção do presidencialismo no Brasil. Presidia o Senado e o Congresso à época das CPIs do governo Collor, que culminaram no processo de impeachment em 1992. É ainda de sua autoria o projeto que estabeleceu a obrigatoriedade da aprovação em concursos para o funcionalismo público.

Humberto Lucena faleceu em 13 de abril de 1998, no exercício de seu terceiro mandato de senador, quando presidia a Comissão Especial de Reforma Política e Partidária. Sua biografia será também objeto de filme produzido pela TV Senado e que conta com depoimentos de familiares, amigos e autoridades paraibanas e nacionais.

25/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança livro em homenagem a Humberto Lucena

Senado lança livros sobre Humberto Lucena e a Paraíba

HUMBERTO LUCENA É LEMBRADO EM LIVRO LANÇADO NO SENADO

CAS lança livro sobre vida de ex-menina de rua

Bancada gaúcha lança livro sobre vida de Flores da Cunha

Bienal do Livro: Senado lança em São Paulo livro sobre Carlota Joaquina