Senado lembra centenário dos bois Caprichoso e Garantido



O Plenário do Senado Federal presta uma homenagem, em sessão especial na segunda-feira (19),  aos bois bumbas Caprichoso e Garantido, personagens da tradicional festa folclórica de Parintins, no Amazonas, pelo seu centenário, comemorado em junho deste ano.

O bumba meu boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. Em diversas cidades do Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste, mas também em algumas do Sudeste, existem agremiações chamadas "bois" que realizam cortejos ou outros tipos de apresentação, utilizando a figura do animal, muitas vezes com caráter competitivo.
A festa tem ligações com diversas tradições - africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas - sendo associada fortemente ao período de festas juninas.

A homenagem é uma iniciativa da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), apoiada por outros senadores. O festival de Parintins é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas associações: o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A competição ocorre numa espécie de estádio com formato de cabeça de boi, o Bumbódromo, e dura três noites.

As apresentações, que reúnem público médio de 35 mil pessoas, são exploradas temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. Mais de 20 itens são julgados para se definir o vencedor, entre eles o desempenho dos cerca de 400 ritmistas que acompanham o desfile.

Este ano, a 48ª edição do Festival Folclórico de Parintins celebrou o centenário dos bois, recordando a história do festival desde o seu nascimento até os dias atuais. O grande vencedor foi o Boi Garantido.

- O Festival de Parintins é o grande propulsor econômico do município e tudo gira em torno da grande festa. O festival se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local – afirmou Vanessa, lembrando que a cidade de cerca de 115 mil habitantes recebe quase 50 mil turistas durante o festival.

A sessão terá início as 11h, no Plenário do Senado.



16/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado celebra centenário dos bois Garantido e Caprichoso

Rádio Senado lembra o centenário de Cartola

Senado lembra centenário de nascimento de Salvador Allende

Representante da CNBB lembra que direito dos quilombolas à terra é garantido pela Constituição

Maciel lembra centenário de Oscar Niemeyer

Garibaldi lembra centenário de Edgar Barbosa