Senado ouvirá ministros sobre restrições ao aço
O Senado aprovou requerimentos apresentados pelos senadores Paulo Hartung (PSB-ES) e Romero Jucá (PSDB-RR) convocando os ministros das Relações Exteriores, Celso Lafer, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, para discutir a decisão dos Estados Unidos de impor novas restrições à importação de aço, medida que pode afetar as exportações brasileiras.
Na opinião de Paulo Hartung, o Brasil não pode aceitar passivamente a decisão norte-americana. Ele defende uma ação conjunta do Executivo e do Legislativo para o estabelecimento de um posição nacional coesa sobre o melhor caminho de contestação às restrições americanas, definindo os limites mínimos aceitáveis para que o Brasil se mantenha no processo de negociação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
Já o senador Romero Jucá entende que é importante discutir no Senado não só a posição do governo brasileiro diante da decisão dos Estados Unidos, mas também debater algumas iniciativas que o Congresso pode tomar, como por exemplo rever a Lei de Patentes e sobretaxar produtos americanos que hoje ingressam no Brasil.
06/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado ouvirá ministros e presidentes de agências reguladoras sobre escândalo dos pareceres
CAS OUVIRÁ MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO DA AMAZONIA
CCJ também ouvirá ministros sobre caso dos pareceres
Comissão ouvirá ministros sobre execução da política de resíduos sólidos
CPI das ONGs ouvirá ministros
CCT ouvirá ministros de Ciência e Tecnologia e de Comunicações