Senado pede esclarecimentos a embaixador britânico sobre detenção de brasileiro



O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) informou nesta terça-feira (20) ter encaminhado pedido de esclarecimentos ao embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis. Para Ferraço, o embaixador precisa explicar os motivos que levaram a polícia britânica a deter o brasileiro David Miranda no aeroporto de Heathrow, em Londres.

David Miranda é companheiro de Glenn Greenwald, jornalista norte-americano que revelou a estratégia de espionagem eletrônica do governo dos Estados Unidos. No último domingo (18), o brasileiro foi detido e interrogado durante nove horas e teve o computador, o telefone celular, os cartões de memória e um videogame apreendidos.

Em comunicado à imprensa, a Embaixada Britânica afirmou que a detenção do brasileiro no aeroporto de Heathrow, com base na lei antiterrorismo, foi uma questão operacional da Scotland Yard, polícia metropolitana de Londres. O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, questionou a decisão, que considerou “injustificável”.

Para Ricardo Ferraço, a justificativa apresentada pelo Reino Unido – a lei antiterrorismo - não é cabível, já que não há qualquer acusação nesse sentido contra o brasileiro.

- A única hipótese levantada até o momento é de que a detenção de David Miranda é uma tentativa de intimidação ao seu companheiro, Glenn Greenwald – disse o senador durante reunião da comissão.

O requerimento, segundo Ferraço, tem objetivo de esclarecer o “lamentável episódio” e pode evitar que o mesmo tipo de arbitrariedade volte a acontecer.



20/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin quer explicações do embaixador britânico sobre detenção de brasileiro

Procurador questiona ato do Senado e pede ao STF que dê esclarecimentos sobre nepotismo

Embaixador da Itália no Brasil vai a Roma para prestar esclarecimentos sobre Battisti

Azeredo pede providências contra 'tratamento grosseiro' ao embaixador brasileiro em Buenos Aires

Senado aprova indicação de embaixador brasileiro no Vaticano

Banco alimentar britânico contará com sistema brasileiro