SENADO PODE EXTINGUIR REGIME DE PRISÃO ESPECIAL



A extinção da prisão especial e a adoção de dependências separadas para garantir a integridade física de determinados presos estão em projeto que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examina ainda este ano. De autoria do senador Roberto Freire (PPS-PE), o projeto se encontra com o senador Amir Lando (PMDB-RO), que ainda vai apresentar seu parecer.
Freire sustenta que a única razão para um país adotar um regime de prisão diferente do aplicado para todos os outros presos é a necessidade de garantir a vida e a integridade física do cidadão, qualquer que seja sua classe ou posição social. Hoje, qualquer brasileiro detentor de diploma de curso superior, antes da condenação definitiva, tem direito a prisão especial, separada dos presos sem diploma.
- Isso legitima um privilégio injustificável e precisamos acabar com esse benefício espúrio - diz Freire em defesa de sua iniciativa.
Seu projeto dispõe que, antes da condenação definitiva, terão direito a ficar em dependências separadas os ministros de estado, governadores, prefeitos, secretários de segurança, magistrados, membros do Ministério Público, oficiais das Forças Armadas, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros, membros da Polícia Federal e da Polícia Civil, cidadãos que já tiverem exercido a função de jurados e aqueles que, a critério da autoridade judiciária, sofrerão risco de vida se recolhidos a prisões comuns.
Exatamente por entender que a prisão diversa da comum só deve contemplar quem correr risco de vida num estabelecimento com os demais presos, Roberto Freire exclui desse regime de dependência separada os senadores e deputados, assim como os membros do Conselho de Economia Nacional e das Assembléias Legislativas, os diplomados por qualquer faculdade, os ministros de confissão religiosa e do Tribunal de Contas da União, os vereadores, interventores de Estados ou Territórios, cidadãos inscritos no "Livro de Mérito" e os secretários de Estado, exceto os de Segurança Pública. Todos esses estão contemplados no Código de Processo Penal em vigor.
Conforme o parlamentar, tramitam hoje no Legislativo alguns projetos visando a extinguir o benefício da prisão especial, entretanto sua abrangência é muito mais reduzida. Em sua maioria, afirma Freire, esses projetos referem-se apenas aos portadores de diploma de curso superior. Por isso, o senador considera importante que sua iniciativa seja aprovada pelo Senado.

30/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado pode extinguir prisão especial para magistrados e membros do MP

PRISÃO ESPECIAL PARA QUEM TEM CURSO SUPERIOR PODE ACABAR

Hospital das Clínicas pode ser transformado em autarquia de regime especial

Hospital das Clínicas pode ser transformado em autarquia de regime especial

Senado delibera sobre prisão especial

Prisão especial é o tema do programa "Cidadania", da TV Senado