Senado pode ouvir Guido Mantega sobre mudanças na poupança



O Senado poderá convidar o ministro da Fazenda Guido Mantega para explicar as novas regras de remuneração da caderneta de poupança e a política fiscal do governo. Requerimento com esse objetivo será apresentado nesta terça-feira (8) pelo líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Eduardo Braga ressaltou que as mudanças na poupança vêm no bojo de uma série de medidas propostas pelo governo para garantir o crescimento de 4,5% do produto interno bruto (PIB), o que justifica um “debate amplo” sobre a política fiscal do país. Dentre elas, o líder do governo destacou a redução das taxas de juros.

- Nossa ideia é trazer o ministro para um amplo debate sobre esta ampla renegociação sobre o setor financeiro que estamos em curso no país – disse Eduardo Braga.

A expectativa, segundo Eduardo Braga, é votar até julho a Medida Provisória 567/2012, que muda as regras de correção da caderneta de poupança. A MP trata especificamente da remuneração adicional da poupança, fixada pela Lei 8.177/1991 em 0,5% ao mês, que se acrescenta à remuneração básica, pela Taxa Referencial (TR).

- Acho que vamos votar tanto na Câmara quanto no Senado até julho – disse.



07/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli: interesse dos senadores em ouvir Mantega sobre mudanças na poupança é natural

Comissão da MP que trata das perdas do ICMS pode ouvir Guido Mantega

Guido Mantega explicará novas regras das cadernetas de poupança no Senado

Deputado quer reunião da Comissão Representativa do Congresso para ouvir Guido Mantega

Guido Mantega fala no Senado sobre unificação do ICMS e parcerias público-privadas

CMA pode convocar Guido Mantega para explicar ofensas a Alckmin