CMA pode convocar Guido Mantega para explicar ofensas a Alckmin



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) reúne-se às 11h30 desta terça-feira (17) para deliberar, entre outras matérias, sobre requerimentos do senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) que convocam os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, para prestar esclarecimentos aos senadores.

O primeiro requerimento objetiva que Guido Mantega, em audiência pública, esclareça à CMA a denúncia de que o site oficial do seu ministério ofendeu a imagem do candidato tucano à presidência da República, Geraldo Alckmin. O segundo requerimento é para que, também em audiência pública, Jorge Hage esclareça denúncias de que teria usado carro oficial para participar de almoço na casa do ministro das Comunicações, Hélio Costa, destinado a discutir a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com Arthur Virgílio, Guido Mantega veiculou, no site oficial do Ministério da Fazenda, uma entrevista "onde soltou farpas contra Alckmin, chegando a afirmar que o candidato tucano seria o candidato preferido do mercado, enquanto Lula seria o escolhido do povo". Para o senador, a questão crucial é que o Ministério da Fazenda é o órgão que cuida basicamente da formulação e da execução da política econômica, não tendo, portanto, finalidade eleitoral.

Com a divulgação dessa entrevista no site, Arthur Virgílio entende que Guido Mantega cometeu "desvio de finalidade da máquina pública para fazer campanha eleitoral para a reeleição do presidente Lula, criticando seu opositor, o candidato Alckmin". Daí por que ele considera tão importante que Mantega venha esclarecer o episódio à comissão.

Na justificação do segundo requerimento, o senador alega que o ministro do Controle e da Transparência, Jorge Hage, responsável pela Controladoria Geral da União, faltou com a ética, ao se dirigir em carro oficial da CGU, no dia 4 passado, para um almoço em que 16 outros ministros reuniam-se para traçar estratégia de campanha à reeleição do presidente Lula.

"Como chefe da Controladoria Geral da União e encarregado das questões éticas e do combate à corrupção, faz-se necessário que o ministro Jorge Hage venha prestar esclarecimentos a esta Comissão sobre o uso indevido do seu carro oficial", argumenta o senador.



13/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


PFL pede convocação de Guido Mantega para explicar cortes no orçamento

Alckmin se reúne com Guido Mantega

Senado pode ouvir Guido Mantega sobre mudanças na poupança

Comissão da MP que trata das perdas do ICMS pode ouvir Guido Mantega

Mantega poderá ser convocado a explicar publicação de críticas a Alckmin no site do Ministério

CI poderá convocar José Jorge para explicar racionamento de energia