Senado prepara-se para iniciar o Interlegis 2



O Interlegis, programa desenvolvido pelo Senado Federal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de modernizar o funcionamento das Assembléias Legislativas e das Câmaras Municipais de todo o país, ao promover o intercâmbio de informações e a capacitação de servidores e parlamentares, começa a entrar em sua segunda etapa, conhecida como Interlegis 2. Cem cidades brasileiras farão parte desse novo estágio. Vitória, capital do Espírito Santo, sede do 5º Seminário Nacional do Interlegis, é uma delas.

Conforme explica o diretor-técnico do Interlegis, José Dantas Filho, nessa segunda etapa do Programa Comunidade Virtual do Poder Legislativo serão testados todos os produtos desenvolvidos pelo Interlegis para facilitar os trabalhos das casas legislativas. Será avaliada a funcionalidade de cursos de capacitação e softwares em Câmaras Municipais que representam realidades diferentes - desde pequenas cidades até capitais. Esses softwares permitem o acompanhamento da tramitação de projetos de lei, o gerenciamento de gabinetes parlamentares, a gestão administrativa das câmaras, entre outras atividades. O objetivo é aperfeiçoar tais "produtos" para que possam ser disponibilizados, numa outra etapa, às setecentas principais cidades brasileiras.

A primeira etapa do Interlegis, que deve ser concluída em breve, consiste principalmente em interligar as assembléias estaduais e as câmaras de vereadores com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Dos 5.564 municípios brasileiros, 4.258 já aderiram ao programa e 3.037 já receberam os equipamentos necessários para se interligarem à rede do Interlegis - um computador com acesso à Internet e uma impressora.

A experiência do Interlegis ao modernizar casas legislativas está despertando interesse internacional. Os parlamentos de Guiné-Bissau, Cabo Verde e Senegal já procuraram os profissionais do Interlegis para estudar a adoção de seus produtos.



02/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Interlegis prepara-se para realizar Censo do Legislador e do Legislativo

Agripino diz que é candidato a presidente do Senado para iniciar movimento de revalorização do Congresso

Senado aguarda MP dos Portos e pode iniciar votação às 11h

Senado deve iniciar discussão das reformas do Judiciário e política

Senado deve iniciar reforma da Lei de Execuções Penais, diz Sarney

SENADO E BID ASSINAM CONVÊNIO DE US$ 50 MILHÕES PARA A INTERLEGIS