Senado presta homenagem a administradores de empresas pelo seu dia
O Senado Federal realizou na tarde desta quinta-feira (9) uma homenagem aos 45 anos da regulamentação da profissão de administrador. Senadores destacaram a importância dos administradores para o avanço econômico do país e comentaram a evolução da atividade e suas perspectivas, bem como o seu compromisso social.
- O avanço da sociedade do conhecimento e os inexoráveis desafios da qualidade, produtividade, competitividade, inovação e sustentabilidade pediram uma urgente ascensão da categoria dos administradores ao topo da hierarquia das decisões. E isso ocorreu e continua ocorrendo num processo constante - observou o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).
Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF), ele próprio administrador de empresas, ressaltou que, embora as disciplinas da área de gestão sejam relativamente recentes, o empreendedorismo é uma característica nata do brasileiro, e é fundamental para a construção de uma "nação próspera, sadia e solidária".
Cristovam Buarque (PDT-DF), por sua vez, disse que ser administrador é muito mais do que transformar uma ideia num produto e levá-la para o mercado:
- Não basta ser um bom gestor de uma unidade produtiva. É preciso agir, para que o país inteiro tenha um bom funcionamento - disse.
Participaram do evento, de iniciativa do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), o presidente do Conselho Federal de Administração, Roberto Carvalho Cardoso; o presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, Carlos Alberto Ferreira Júnior; e o presidente do Congresso Nacional de Administração, Samuel Albernaz. Perillo não pode comparecer - de acordo com Adelmir Santana - por questões ligadas à campanha eleitoral.
Formação acadêmica
Ao final da homenagem, o presidente do Conselho Federal de Administração disse que o curso de formação para a carreira é um dos mais procurados pelos jovens do país. De acordo com Roberto Carvalho Cardoso, que citou dados do último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, existem hoje cerca de 1,8 mil escolas de Administração no Brasil, 3.350 cursos autorizados e aproximadamente 780 mil alunos matriculados. Além disso, ainda segundo o presidente do conselho, há 296 mil profissionais registrados no país.
- Estamos falando de profissionais que privilegiam o conhecimento, a liderança, o comprometimento, o foco e a postura ética - disse.09/09/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado presta homenagem a administradores
Presidente do Conselho Federal de Administração presta homenagem aos 296 mil administradores brasileiros
Paulo Paim presta homenagem à Rádio Senado pelo 7º aniversário
Senado faz homenagem aos administradores
Mozarildo presta homenagem a advogados e garçons pelo seu dia
Valmir Amaral presta homenagem aos médicos pelo seu dia