Senado presta homenagem a Chico Xavier no centenário de seu nascimento



O Senado dedicou o período reservado ao expediente da sessão desta quinta-feira (15) a homenagear o centenário de nascimento do líder espírita e médium Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier. Falando em nome da Presidência do Senado, o vice-presidente senador Marconi Perillo (PSDB-GO) disse que Xavier deixou um legado de exemplos de como aplicar na vida cotidiana a máxima baseada no Evangelho: "Fora da caridade não há salvação". Perillo é o autor do requerimento da homenagem.

VEJA MAIS

- Sua postura era uma só. Amor ao próximo, desinteresse ante aos bens materiais, preocupação exclusiva e constante com a felicidade do seu semelhante, ricos e pobres, velhos e crianças, homens e mulheres. Todos enfim encontravam no homem, no médium Chico Xavier um alento de bondade para o seu crescimento interior - afirmou.

Perillo assinalou que Chico Xavier era um homem simples, que cursou apenas o curso primário, mas escreveu mais de 400 livros ao longo da sua vida, que venderam milhões de exemplares em português, inglês, japonês, russo e espanhol. O senador assinalou que o médium não recebeu o dinheiro decorrente da venda desses livros, pois doou todos os direitos autorais.

- Segundo dizia, esses livros não eram escritos por ele, mas sim ditados pelos espíritos - observou.

Além disso, o senador lembrou que Chico Xavier se notabilizou pela assistência social que prestou às pessoas pobres, através de inúmeras obras assistenciais criadas a partir do seu trabalho, como hospitais, escolas, albergues e orfanatos. Perillo disse que o médium era um abnegado, um "incansável trabalhador da luz, sempre pronto a receber as instruções que lhe eram transmitidas do plano espiritual", que atendia a todos que o procuravam em busca de um consolo para suas dores e aflições.

- Seu nome, inegavelmente, encontra-se escrito ao lado de outros grandes beneméritos da humanidade, como Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi e a nossa querida Irmã Dulce. Todos eles, sem exceção, dedicaram suas vidas em prol do próximo e, independente do seu credo religioso, vivenciaram a caridade como a plena manifestação do amor de Deus aos homens - afirmou.

Participaram da homenagem os filhos de Chico Xavier, Eurípedes Humberto Igino dos Reis e Carlos Alberto dos Reis, e representantes de federações e centros espíritas.

Da Redação / Agência Senado



15/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ ERMÍRIO NO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO

Simon requer homenagem do Senado ao centenário de nascimento de Pasqualini

Senadores fazem homenagem a Chico Xavier nesta quinta

Senado presta homenagem a Luiz Gonzaga no seu centenário

Senado homenageia Chico Xavier

Homenagem marca centenário de nascimento de Carybé