SENADO PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ ERMÍRIO NO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO



A Hora do Expediente da sessão do Senado do dia 12 de setembro será dedicada a homenagear o centenário de nascimento do empresário e ex-senador José Ermírio de Moraes. Requerimento neste sentido foi apresentado pelo senador José Jorge (PFL-PE). Natural de Nazaré da Mata (PE), José Ermírio nasceu em 21 de janeiro de 1900 e morreu em São Paulo, no dia 9 de agosto de 1973.
Além de exercer o mandato de senador no período de 2 de julho de 1963 a 31 de janeiro de 1971 pelo estado de Pernambuco, José Ermírio foi ministro da Agricultura, presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e engenheiro estadual em Minas Gerais. No governo Jânio Quadros foi indicado para chefiar a representação diplomática em Bonn (Alemanha). Ele também foi fundador e diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e diretor-presidente do Grupo Industrial Votorantim.
Um dos maiores empresários industriais do Brasil, José Ermírio apoiou e trabalhou pela eleição do governador Miguel Arraes. Quando se elegeu senador por Pernambuco em 1962, pela coligação PTB-PTN, ele não assumiu o mandato imediatamente por estar ocupando o cargo de ministro da Agricultura do governo João Goulart. Ele ocupou sua cadeira no Senado logo após deixar o Ministério.
No Senado, José Ermírio foi membro titular das comissões de Agricultura, Indústria e Comércio, Finanças e de Projetos do Executivo. Também foi presidente da Comissão de Ajustes Internacionais e de Legislação sobre Energia Atômica, da Comissão de Agricultura e foi suplente na Comissão dos Estados para Alienação de Terras Públicas e Povoamento.

18/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado presta homenagem a Chico Xavier no centenário de seu nascimento

JOSÉ JORGE PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES

Simon requer homenagem do Senado ao centenário de nascimento de Pasqualini

Senado presta homenagem a Luiz Gonzaga no seu centenário

Homenagem marca centenário de nascimento de Carybé

Sarney anuncia homenagem a Tancredo no centenário de seu nascimento, em 2010