Senado recebe MP que destina incentivos para a alfabetização infantil



Chegou nesta quinta-feira (7) ao Senado a Medida Provisória do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MP 586/2012). Transformada no Projeto de Lei de Conversão (PV) 2/2013, a MP já teve o prazo de vigência prorrogado e vale até 18 de abril. De acordo com o senador Jorge Viana (PT-AC), que presidia a sessão, a MP entrará na ordem do dia da próxima terça-feira (12).

O texto destina apoio financeiro da União aos estados, municípios e Distrito Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O investimento é na formação continuada de professores alfabetizadores dos três primeiros anos do ensino fundamental. Além disso, o fundo apoia a premiação de escolas e profissionais da educação reconhecidos pelos resultados alcançados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O pacto tem o objetivo de promover a alfabetização dos estudantes até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental da educação básica pública. O governo deve liberar mais de R$ 2,5 bilhões. Destes, pelo menos R$ 1,1 bilhão já será liberado em 2013.

Na Câmara, apenas uma emenda foi aprovada na votação em Plenário. De autoria da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), a emenda fixa o dia 31 de dezembro de 2022 como data limite para o cumprimento da meta.



07/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


MP que destina recursos à educação infantil tranca a pauta do Senado

Chega ao Congresso MP com incentivos para alfabetização de crianças de até oito anos

José Jorge pede prioridade para alfabetização infantil

Presidente do Senado recebe anteprojeto de iniciativa popular que destina mais verba para saúde

MP que destina recursos para financiar educação infantil tranca a pauta

Projeto destina 20% dos recursos do Fundo da Pobreza à educação infantil integral