SENADO RECONDUZ BRINDEIRO AO CARGO DE PROCURADOR-GERAL



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 18) mensagem do presidente da República reconduzindo Geraldo Brindeiro ao cargo de procurador-geral da República por mais dois anos. A proposta recebeu 55 votos favoráveis e sete contrários, com uma abstenção.

"Brindeiro fez um excelente trabalho à frente do Ministério Público, não procurando o brilho fácil pela mídia", afirmou o senador Ney Suassuna (PMDB-PB), ao encaminhar a votação. O senador José Eduardo Dutra (PT-SE), líder do Bloco Oposição, liberou a bancada e disse que Brindeiro "deixou a desejar, no seu primeiro mandato, quanto à independência do Ministério Público".

Na mesma sessão, o plenário aprovou a inclusão de parágrafos ao acordo firmado entre o Brasil e a Argentina para construção da ponte São Tomé-São Borja, sobre o rio Uruguai. Os novos parágrafos tratam do ingresso e saída de equipamentos na área da obra. "Essa ponte vem sendo revindicada desde 1930 e agora está sendo construída. É da maior importância para a região de São Borja", afirmou o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que apresentou parecer sobre o assunto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O plenário concordou ainda com o adiamento, para o dia 26 de agosto, da votação de projeto que permite a movimentação da conta vinculada de FGTS por parte de aposentados que voltam a trabalhar e depois deixam o emprego.

Também foi aprovado requerimento do senador Edison Lobão (PFL-MA), que pediu a retirada definitiva de proposta de emenda constitucional de sua autoria que autoriza a elaboração de lei para que sejam cobradas mensalidades, pelas universidades federais, dos alunos que tenham condições financeiras para isso. Lobãoretirou a proposta a pedido da União Nacional dos Estudantes, que discutirá o assunto em breve, em um seminário nacional.



18/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado reconduz Roberto Gurgel ao cargo de procurador-geral da República

CCJ aprecia recondução de Brindeiro ao cargo de procurador-geral da República

Aprovada recondução ao cargo do procurador-geral Antonio Fernando

(Flash) - Márcio Sotelo Felippe se despede do cargo de procurador-geral do Estado

Projeto reserva cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional aos procuradores fazendários

Mesquita Júnior parabeniza gestão do procurador-geral da República, que deixa o cargo