Senado repudia golpe militar em São Tomé e Príncipe
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (15) voto de censura e repúdio ao golpe militar ocorrido em 16 de julho último na República de São Tomé e Príncipe. O voto foi requerido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e teve como relator o senador Pedro Simon (PMDB-RS). A República de São Tomé e Príncipe é Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Em sua justificação, Simon lembra que o Senado -não pode se calar diante do golpe na República de São Tomé e Príncipe, sob pena de pactuar com essa ignomínia-. O senador assinalou ainda que, pronunciando-se com veemência contra o golpe militar, o Senado não deixa dúvida quanto à posição do Brasil, pois o Itamaraty já havia manifestado seu repúdio em nota oficial.
Em conjunto, o Senado aprovou também moção de apoio e solidariedade ao povo de São Tomé e Príncipe, -manifestando nosso firme desejo de que seja encontrado, o mais breve possível, o caminho da paz e da harmonia, em prol da convivência democrática das nações e das manutenção dos laços fraternos que unem o Brasil àquele país amigo-.
15/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE examina voto de censura a golpe militar em São Tomé e Príncipe
João Pedro repudia golpe militar em Honduras
Delegação do Senado chega nesta sexta-feira a São Tomé e Príncipe
Senado aprova indicação de embaixadores para Ucrânia, Namíbia e São Tomé e Príncipe
Modelo censitário brasileiro é reaplicado em São Tomé e Príncipe
CAE autoriza renegociação das dívidas do Senegal e de São Tomé e Príncipe