Senado tem a obrigação de dar o exemplo, diz a coordenadora da 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência



O Senado Federal, como uma casa legislativa, tem a obrigação de cumprir toda a legislação em relação às pessoas com deficiência, afirmou nesta quinta-feira (16) Mônica de Araújo Freitas, coordenadora da 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Senado. O evento, conforme explicou, tem, entre outros objetivos, o de dar o exemplo e mostrar a outras instituições que é possível fazer adaptações de suas dependências no sentido da inclusão.

Um ano depois da realização da 1ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência e de o Senado empreender uma luta para adaptar seus ambientes, ainda são necessárias algumas medidas para que a Casa possa acolher pessoas com dificuldades de locomoção, informou a coordenadora. Entre elas, citou a necessidade de adaptação do acesso à mesa do Plenário. Sem esta obra, pessoas com dificuldades motoras não podem ter acesso à mesa ou a tribuna, o que pode ser necessário em sessões especiais. Mônica lembrou que o ex-senador Iram Saraiva, que tinha um cargo na mesa, precisava ser carregado para sair da tribuna quando ia dirigir os trabalhos da Casa.

Mônica disse que o Brasil, com cerca 24 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), precisa ainda de muita discussão sobre acessibilidade e de campanhas relativas ao tema para mudar a mentalidade das pessoas.

Mônica de Araújo Freitasé presidente da Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência e chefe do Cerimonial da Presidência do Senado.

16/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado promove Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado realiza 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado abre 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado realiza 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Aberta no Senado a 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado promove semana de valorização da pessoa com deficiência