Senado terá Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) será apresentada ao público nesta terça-feira (20), durante evento pela passagem do Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março. O projeto visa colocar à disposição do público na Internet, em um prazo de cinco anos, todo o conteúdo da Biblioteca do Senado, inclusive por meio de áudio e de conversor de texto para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Durante o evento, o Senado vai assinar protocolos de cooperação técnica com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Instituto de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) com a finalidade de incentivar a disseminação de conteúdos jurídicos, legislativos e acadêmicos na Internet, a fim de ampliar a democratização da informação. Ainda na mesma cerimônia, será lançada a série "Edições da Biblioteca do Senado Federal", com normas e padrões para a manutenção da qualidade das informações das bases de dados, bem como a conservação da integridade e da confiança dos dados.
As assembléias legislativas, câmaras municipais e outras instituições públicas do país também serão beneficiadas com a Biblioteca Digital, uma vez que as informações e os documentos poderão ser compartilhados entre esses órgãos de forma mais eficiente.
A transição do modo tradicional para o digital vai começar pelas publicações técnicas do Senado - como a Constituição, os regimentos e textos legais. Num segundo momento, os livros do Conselho Editorial serão colocados à disposição do cidadão, com observância do direito autoral.
O evento será realizado a partir das 18h30, na Biblioteca senador Luiz Viana Filho, térreo do anexo II do Senado Federal.19/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado lança novo portal de sua Biblioteca Digital
Lançada Coleção Digital de Obras Raras da Biblioteca do Senado
Biblioteca digital do Senado teve mais de cem mil acessos em julho
Analista de informática explica como vai funcionar a biblioteca digital do Senado
Novo portal da Biblioteca Digital do Senado facilita pesquisa e amplia acervo
Cidadão poderá acessar, em março, informações sobre ex-presidentes do Senado na Biblioteca Digital