SENADO VOTA AMANHÃ (10) PROJETO QUE BUSCA ACELERAR REFORMA AGRÁRIA



O plenário do Senado deve votar amanhã (10), após a votação da reforma da Previdência, projeto de lei do senador Flaviano Melo (PMDB-AC) que procura acelerar a reforma agrária. A matéria estabele que a Justiça não considerará qualquer alteração em uma fazenda depois que o INCRA fizer levantamento da área, para efeito de reforma agrária. O objetivo é impedir donos de propriedades improdutivas de dividirem a fazenda ou realizar investimentos para que ela passe a ser produtiva.

O senador Osmar Dias (PSDB-PR), pela Comissão de Assuntos Econômicos, e a senadora Regina Assumpção (PTB-MG), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, deram parecer à proposta, aceitando algumas emendas. Osmar Dias pretende reduzir de dois anos para 90 dias o prazo em que o proprietário não poderá fracionar ou fazer investimentos na fazenda. Em seu projeto, o senador Flaviano Melo estabelece esse prazo em dois anos.

Dias explicou que o presidente da República já baixou medida provisória com a mesma finalidade, prevendo esse prazo em 180 dias. Para ele, esse fase de "interdição" deve se reduzir a três meses, pois um tempo elevado trará prejuízos às fazendas produtivas que tenham sido vistoriadas pelo INCRA. O senador pelo Paraná propôs ainda outras alterações técnica no projeto.

09/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO VOTA NA TERÇA PROJETO QUE ACELERA REFORMA AGRÁRIA

PLENÁRIO APROVA PROJETO DE FLAVIANO PARA ACELERAR REFORMA AGRÁRIA

CAE vota projeto que prevê creches nos projetos de reforma agrária

SENADO VOTA AMANHÃ (10) REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Suplicy registra presença de comissão que luta para acelerar reforma agrária

SENADO VOTA AMANHÃ (29) EMPRÉSTIMO DE US$ 250 MI PARA REFORMA DO ESTADO DO RIO