PLENÁRIO APROVA PROJETO DE FLAVIANO PARA ACELERAR REFORMA AGRÁRIA



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 10) substitutivo a projeto do senador Flaviano Melo (PMDB-AC) que busca tornar mais rápidas as desapropriações de terras improdutivas para distribuição em reforma agrária. Para isso,proíbe que a Justiça considere qualquer tentativa do dono da fazenda de tornar a área produtiva depois que o Incra fizer levantamento da terra.

Segundo o autor do projeto, essas manobras de fazendeiros são comuns e, em geral, a fazenda é subdividida em propriedades menores ou o próprio dono cultiva a terra, tornando-a produtiva. Comisso, consegue fugir da desapropriação.

Flaviano Melo propôs que a Justiça desconsidere nos 24 meses seguintes à vistoria do Incra as mudanças na propriedade. O substitutivo aprovado, no entanto, reduz esse prazo para 3 meses, mas na votação de turno suplementar, na próxima terça-feira, o prazo deverá subir para 6 meses, conforme negociações feitas em plenário.

O substitutivo aprovado foi apresentado pelo senador Osmar Dias (PSDB-PR), relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, e pela senadora Regina Assumpção (PTB-MG), relatora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que aceitaram várias emendas.

Durante a discussão da matéria, o senador Flaviano Melo lamentou que algumas das emendas "deformam o projeto" e anunciou que apresentaria imediatamente emendas a serem apreciadas durante a segunda votação do projeto (turno suplementar).

Durante a discussão da matéria, houve intenso debate sobre a reforma agrária no Brasil, as recentes invasões de terras, a violência dos invasores e a atuação do governo (ver matéria..........)



10/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO VOTA AMANHÃ (10) PROJETO QUE BUSCA ACELERAR REFORMA AGRÁRIA

Suplicy registra presença de comissão que luta para acelerar reforma agrária

CAE APROVA EMPRÉSTIMO DE US$ 51 MILHÕES PARA REFORMA AGRÁRIA

Senado aprova mudança em critérios para reforma agrária

SENADO APROVA EMPRÉSTIMO PARA REFORMA AGRÁRIA DIFERENTE

CRA aprova pagamento em dinheiro de terras desapropriadas para reforma agrária