Senado vota projeto que torna gratuito exame de DNA para pessoas carentes



O Senado delibera nesta quarta-feira (14) sobre projeto de lei que torna gratuito, para as pessoas de baixa renda, o exame de DNA. O projeto, que teve origem na Câmara, altera a lei de assistência judiciária aos necessitados, a fim de isentar do pagamento desse exame a pessoa que, integrando ação de investigação de paternidade ou maternidade, não possa pagá-lo sem prejudicar o sustento da própria família.

Relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) defende sua aprovação, dizendo que, pela Constituição, hoje estão protegidos os filhos havidos fora do casamento ou adotados, mas perdura a incerteza a respeito da paternidade, que é presumida, e da própria maternidade, visto serem possíveis fraudes na definição da mãe biológica.

Sebastião Rocha também argumenta que a Lei 8.560/92 oferece a possibilidade investigativa da paternidade, mas não prevê a gratuidade desse exame, daí a importância da aprovação desse projeto.

Também nesta quarta, o Senado vota projeto de lei da Câmara que cria a autarquia federal Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O projeto tem parecer favorável do senador Antonio Carlos Júnior (PFL-BA).

Na mesma sessão, o Plenário realiza o segundo dia de discussão, em primeiro turno, de proposta de emenda à Constituição que estende a quaisquer profissionais de saúde a autorização para acumular dois cargos públicos remunerados.

13/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário vota projeto que torna gratuito a pessoas carentes exame de DNA

Senado vota projeto que torna gratuito exame de DNA para quem não tem renda

Comissão vota projeto que torna gratuito transporte de bicicletas em ônibus interestaduais

Exame gratuito de DNA para pessoas sem renda foi uma das mais importantes decisões da semana

Projeto torna gratuito registro de imóveis para pobres

Suspensa votação de projeto sobre gratuidade de exame de DNA para carentes